Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso discordar do valor cobrado no aumento do aluguel?

Ola primeiro gostaria de agradecer pela orientação, sou inquilino de um ponto comercial que o contrato era de 12 meses que venceu dia 30 de junho de 2022, o proprietário aumentou em 33% de 600 para 800 e disse se eu não quiser é pra sair do imóvel o que eu faço ? Falei para ele do aumento teria de ser 11% ele disse que não quer saber é o que ele quer e ponto. Outra dúvida e se o contrato se renova automático como funciona ? Obrigado pela oportunidade em ajudar pela orientação.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Posso discordar do valor cobrado no aumento do aluguel?

Ola primeiro gostaria de agradecer pela orientação, sou inquilino de um ponto comercial que o contrato era de 12 meses que venceu dia 30 de junho de 2022, o proprietário aumentou em 33% de 600 para 800 e disse se eu não quiser é pra sair do imóvel o que eu faço ? Falei para ele do aumento teria de ser 11% ele disse que não quer saber é o que ele quer e ponto. Outra dúvida e se o contrato se renova automático como funciona ? Obrigado pela oportunidade em ajudar pela orientação.

Respostas (9)

há 3 anos

Após o termino do contrato o proprietário pode aumento o valor do aluguel para iniciar um novo tempo de contrato, e também ele pode pedir a desocupação do imóvel, caso o contrato renove automaticamente normalmente é reajustando pelo IPCA ou IGP-M, como indicadores de reajuste de aluguel não são obrigatórios, mas se está no contrato, é a referencia.

há 3 anos

Após o término do prazo de vigência determinado pelo contrato de locação, este passa a prorrogar tacitamente, e portanto, todas as condições contratuais estabelecidas no contrato devem ser respeitadas. O que o Locador pode fazer é que, em razão do contrato se encontrar vigorando por prazo indeterminado, exigir a devolução do imóvel dentro do prazo de 30 dias. Neste caso, sugiro que, ao estabelecer um novo valor de aluguel, que se faça um novo contrato de locação com prazo determinado.

há 3 anos

Você pode até discordar, mas deve ser analisado o que foi acordado no contrato. Caso haja previsão e origem legal desse aumento, sem que extrapole o bom senso, cabe a você rescindir unilateralmente o contrato (devendo arcar com as multas previstas), ou, no caso da ilegalidade, imoralidade, contratar um advogado e discutir em juízo a lide.

Compartilhe esta Pergunta