há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Corretora pode cobrar taxa de emissão de certidão negativa?
Estou alugando um imóvel (locatário) e a corretora está me solicitando o pagamento de uma taxa no valor de 15% do valor do aluguel para Emissão de certidões negativas (SERASA, SPC, protestos e outras certidões cíveis e federais).
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
Corretora pode cobrar taxa de emissão de certidão negativa?
Estou alugando um imóvel (locatário) e a corretora está me solicitando o pagamento de uma taxa no valor de 15% do valor do aluguel para Emissão de certidões negativas (SERASA, SPC, protestos e outras certidões cíveis e federais).
Respostas (11)
Sim é possível. Algumas certidões e o serviço de despachante tem custo.
há 3 anos
Deve cobrar as que são pagas e ele pode eventualmente cobrar pelo serviço.
há 3 anos
Essas certidões geralmente se paga para obter elas,
Mas creio que precisa negociar o valor.
Mas creio que precisa negociar o valor.
há 3 anos
Sim.
há 3 anos
Essa despesa é de responsabilidade do locador e não do locatário.
há 3 anos
Sim, pois tem um custo para emissão dessas certidões.
há 3 anos
Olha no meu entender Serasa e SPC é costuma ser cobrado Sim porém e Protestos também for em outra certidões cíveis você mesmo tira no site da Justiça Federal.
há 3 anos
Com certeza ou você faz sozinho ou paga o corretor.
há 3 anos
POde ela pode, mas tenta negociar, pois a maioria das certidões é free. Serasa na faixa de R$50 ta justo pagar.
há 2 anos
Não, Peça para a Corretora ler com atenção o disposto no item VII do art.22 da lei 8.245,conhecida como lei do inquilinato, que aponta ser OBRIGAÇÃO DO LOCADOR, pagar as taxas de administração imobiliária, se houver, e de intermediações, nestas compreendidas as despesas necessárias à aferição da idoneidade do pretendente e de seu fiador. A emissão das certidões mencionadas tem por objetivo justamente aferir a idoneidade do pretendente. E conforme a legislação citada, as despesas para essa aferição são de responsabilidade do Locador e não do pretendente a locação (locatário).
Compartilhe esta Pergunta