Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Dúvidas sobre o iptu e escritura

gostaria de saber como resolver as questões de iptu e escritura da casa , pois meu padrasto quer vender a casa sem meu consentimento , sabendo que tenho direito por parte da minha mãe ( que veio a óbito a pouco tempo ). gostaria de saber também se eu pagar todo o iptu , se fico responsável pela casa .

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Dúvidas sobre o iptu e escritura

Gostaria de saber como resolver as questões de iptu e escritura da casa , pois meu padrasto quer vender a casa sem meu consentimento , sabendo que tenho direito por parte da minha mãe ( que veio a óbito a pouco tempo ). gostaria de saber também se eu pagar todo o iptu , se fico responsável pela casa .

Respostas (8)

há 2 anos

Não ficará responsável pagando o IPTU. Precisa entrar com um processo de inventário, para fazer a partilha do bem, e somente após poderão vendê-lo. Caso uma das partes queira vender e a outra não, poderão após o inventário comprar a parte do outro, ou entrar com uma ação de extinção de condomínio, onde ou um compra a parte do outro, ou abre-se leilão para a venda da parte, com anuência do Juíz.

há 2 anos

Pagar o IPTU não te dá direito nenhum sobre o imóvel. Se a casa era do casal ou só da sua mãe, o seu padrasto tem direito real de habitação até o fim da vida dele. Entretanto, se a casa for vendida todos os herdeiros receberão seu quinhão. Primeiro passo inventário, ainda que ele continue morando. E a casa estando devidamente documentada ninguém a venderá sozinho.

Compartilhe esta Pergunta