há 2 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Dúvidas sobre o iptu e escritura
gostaria de saber como resolver as questões de iptu e escritura da casa , pois meu padrasto quer vender a casa sem meu consentimento , sabendo que tenho direito por parte da minha mãe ( que veio a óbito a pouco tempo ). gostaria de saber também se eu pagar todo o iptu , se fico responsável pela casa .
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 2 anos
Dúvidas sobre o iptu e escritura
Gostaria de saber como resolver as questões de iptu e escritura da casa , pois meu padrasto quer vender a casa sem meu consentimento , sabendo que tenho direito por parte da minha mãe ( que veio a óbito a pouco tempo ). gostaria de saber também se eu pagar todo o iptu , se fico responsável pela casa .
Respostas (8)
Se a casa está em nome da sua mãe, deverá ser feito o inventário antes da venda.
há 2 anos
Não ficará responsável pagando o IPTU. Precisa entrar com um processo de inventário, para fazer a partilha do bem, e somente após poderão vendê-lo. Caso uma das partes queira vender e a outra não, poderão após o inventário comprar a parte do outro, ou entrar com uma ação de extinção de condomínio, onde ou um compra a parte do outro, ou abre-se leilão para a venda da parte, com anuência do Juíz.
há 2 anos
Você precisa ver a matrícula do imóvel no nome de quem está este imóvel se estiver o nome da sua mãe você e se você tiver irmãos é que serão os herdeiros deverá ser feito um inventário.
há 2 anos
Pagar o IPTU não te dá direito nenhum sobre o imóvel. Se a casa era do casal ou só da sua mãe, o seu padrasto tem direito real de habitação até o fim da vida dele. Entretanto, se a casa for vendida todos os herdeiros receberão seu quinhão. Primeiro passo inventário, ainda que ele continue morando. E a casa estando devidamente documentada ninguém a venderá sozinho.
há 2 anos
O fato de pagar as dívidas existentes na casa, não lhe dará qualquer direito a mais sobre o bem.
há 2 anos
SÓ será dono do imóvel quem estiver registrado no cartório na escritura.
há 2 anos
IPTU deve ser consultado a prefeitura do município! Para a venda do imóvel deve ser realizado um inventário e colocar todos os herdeiros! Após isso o imóvel pode ser colocado a venda com a permissão de todos os herdeiros!
há 2 anos
Para resolver questões de IPTU e escritura da casa, siga estes passos: Verifique pagamentos do IPTU, regularize dívidas, consulte cartório para escritura, reúna todos documentos.
Compartilhe esta Pergunta