há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
o IPTU veio no meu nome, se caso eu pagando esses IPTU tenho direito sobre a venda desse terreno?
Boa noite Tenho uma mãe que faleceu em 2019 ela tinha um terreno na região de Tatuí SP somos em quatro irmãos mas o IPTU veio no meu nome Se caso eu pagando esses IPTU tenho direito sobre a venda desse terreno.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
o IPTU veio no meu nome, se caso eu pagando esses IPTU tenho direito sobre a venda desse terreno?
Boa noite Tenho uma mãe que faleceu em 2019 ela tinha um terreno na região de Tatuí SP somos em quatro irmãos mas o IPTU veio no meu nome Se caso eu pagando esses IPTU tenho direito sobre a venda desse terreno.
Respostas (8)
O IPTU não garante a posse do imóvel está em seu nome porque foi alterado na prefeitura mas se houver inventário e o que estiver na matrícula de registro de imóveis.
há 3 anos
Se o imóvel está em nome de sua mãe e ela faleceu o imóvel pertence a todos os filhos herdeiros O nome que consta no IPTU é apenas uma formalidade da prefeitura em relação ao cadastro do imóvel junto a ela.
há 3 anos
Bom dia Não provavelmente o imóvel tem que entrar em inventário Enfim melhor consultar 1 advogado.
há 3 anos
Se o carnê do IPTU em seu nome significa que o imóvel é seu mas não garante o direito da venda do imóvel porque para ser feita a venda é preciso que tenha a escritura pública registrada no cartório.
há 3 anos
De jeito nenhum no máximo terá direito ao reembolso quando da prestação de contas no inventário Pagar IPTU NÃO TE DÁ A PROPRIEDADE.
há 3 anos
Não o caso de o IPTU vir no seu nome não quer dizer que vc seja o proprietário no momento pode ser só o responsável pelo pagamento Caso tenha outros herdeiros e sua mae não tenha deixado testamento esse terreno vai pertencer a todos e não pode ser vendido sem o consentimento dos outros herdeiros e no caso da autorização do juiz do inventario Vc pode pagar para não gerar débitos e juntar esses recibos ao inventário para depois ser resarcido Ja se sua mãe deixou testamento tem que verificar para quem foi deixado esse imóvel e no caso sera o responsável pelo pagamento do IPTU.
há 3 anos
Pagar o IPTU não assegura a garantia de ser proprietário do imóvel.
há 2 anos
Normalmente a Prefeitura só faz alteração de titularidade no IPTU mediante solicitação, no caso analisado com a apresentação da certidão de óbito, passando um dos herdeiros a ser o titula. Necessário lembrar que o IPTU é do imóvel e não do falecido. A dívida não é pessoal. Podemos concluir que alguém fez essa solicitação junto a Prefeitura. SÓ quem pode vender o imóvel é o proprietário. Quando falecido deixa bens eles devem ser divididos obedecendo-se a legislação pertinente. È preciso fazer um processo de inventário, para que em uma decisão judicial se estabeleça um "formal de partilha" que uma vez homologado aponta o que cabe a cada herdeiro. Para a transferência de propriedade de imóvel o formal de partilha é levado ao Cartório de Registro de Imóveis que fará a averbação na Matricula do Imóvel.
Compartilhe esta Pergunta