Pergunta
É preciso que quem tem as escrituras públicas em seus nome faça um condomínio no terreno. Deste forma cada o terreno terá área de uso particular, área de uso comum a todos e área de acesso, entrada e saída. Cada casa terá uma escritura com sua fração ideal no terreno, área privativa que é a casa e área de uso comum que é a que todos podem utilizar como acesso, estacionamento, pátio em comum. Para que cada um tenha seu IPTU tem que regularizar todo o terreno, com todas as construções e propriedades. Tudo isso implica em legislação municipal, estadual e federal. Recomendo que contratem um profissional CREA que é capacitado para fazer analisar como fazer, elaboração das plantas, etc. Só poder o teu IPTU não é possivel.
há 4 anos
51Maria ângela Camini

Andreia Garcia Nunes
Perguntador
há 4 anos
Continuando. . . IPTU DESMEMBRAR.
Já fui até a prefeitura Várias vezes e é muito desorganizado. . . Cada um fala uma coisa. Vou tentar fazer um resumo Minha residência tem 4,50m por 21m Estou no meio de 2 lotes (existem então duas escrituras, de cada lado tem mais 8 proprietários ou sej.
Respostas (5)

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
É preciso que quem tem as escrituras públicas em seus nome faça um condomínio no terreno. Deste forma cada o terreno terá área de uso particular, área de uso comum a todos e área de acesso, entrada e saída. Cada casa terá uma escritura com sua fração ideal no terreno, área privativa que é a casa e área de uso comum que é a que todos podem utilizar como acesso, estacionamento, pátio em comum. Para que cada um tenha seu IPTU tem que regularizar todo o terreno, com todas as construções e propriedades. Tudo isso implica em legislação municipal, estadual e federal. Recomendo que contratem um profissional CREA que é capacitado para fazer analisar como fazer, elaboração das plantas, etc. Só poder o teu IPTU não é possivel.

Cassiana
Corretor de imóveis
Respostas: 101
há 4 anos
Cartorio.

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
Seu caso não é tão simples, veja que nem a prefeitura consegue esclarecer com conhecimento o que deve fazer, eu sugiro que busque uma imobiliária ou um advogado de sua confiança para levantar exatamente o que deves fazer. O que dissermos pra ti agora será muito vago.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.521
há 4 anos
Sendo assim, você deve ir no Cartório de Registro de Imóveis local, onde estão Registrados todos os Imóveis! Lá você pede para conversar com o Cartorário Responsável, e mediante a exposição de sua situação você peça a ele para orienta-lo!

Ana Paula
Corretor de imóveis
Respostas: 168
há 2 anos
Boa tarde! Pode ser desmembrado sim pela prefeitura,e só o proprietário ir até a prefeitura e fazer o pedido de desmembramento.