Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso vender casa de herança sem fazer o inventário?

Nos somos 6 irmãos, e tenho um tio q a mais de vinte anos morava em uma casa q agora é herança nossa, nesse caso um dos meus irmãos entrou na justiça com uso campeão, pra passar a casa pro nome do meu tio, então ele vai vender a casa e dividir o dinheiro com todos nós. É possível fazer isso? É quanto tempo demora? Nesse caso essa casa era herança nossa, nesse caso era melhor cada dos irmãos assinar uma procuração e vender o imóvel?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Posso vender casa de herança sem fazer o inventário?

Nos somos 6 irmãos, e tenho um tio q a mais de vinte anos morava em uma casa q agora é herança nossa, nesse caso um dos meus irmãos entrou na justiça com uso campeão, pra passar a casa pro nome do meu tio, então ele vai vender a casa e dividir o dinheiro com todos nós. É possível fazer isso? É quanto tempo demora? Nesse caso essa casa era herança nossa, nesse caso era melhor cada dos irmãos assinar uma procuração e vender o imóvel?

Respostas (8)

há 3 anos

Usucapeão é o termo correto. Se o tio tinha a posse do imóvel, faleceu e vocês 6 são os herdeiros, qualquer um de você pode abrir o inventario. Como o imóvel não tem escritura e registro em nome do tio, é preciso fazer o usucapeão para que ele adquira a propriedade originária. Isso pode levar anos, muitos anos. O inventario será obrigatorio. Vocês tem certeza que ele entrou com usucapeão em nome do tio? Alguém está acompanhando? O ideal é mais barato seria vender o tempo de posse e deixar esta pessoa resolver.

há 3 anos

É USUCAPIÃO. E se o tio ocupou a casa como comodário (seus pais emprestaram a casa para ele morar) em princípio não cabe usucapião porque um dos requisitos para usucapião é ocupação com ânimo de dono. E quem entra num imóvel emprestado não o faz com esse ânimo. Em sendo casa de herança o correto é procederem ao inventário e só após a venda poderá ser feita. Sem inventário o que vocês estariam vendendo seria só os direitos hereditários sobre uma casa ocupada por terceiros. Você acha que alguém a compraria?

Compartilhe esta Pergunta