Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que o locatário pode exigir?

É direito do locatário solicitar ao locador ou imobiliária o envio dos boletos referentes as taxas de condomínio e os comprovantes de pagamento? Estou tendo problemas com a imobiliária referente ao meu contrato, pois, eles se recusam a enviar os boletos e os comprovantes dos pagamentos. As contas referidas, fazem parte do condomínio e é dividida por todos os moradores. Outro questão, são os atrasos nos pagamentos dessas contas por partes da imobiliária, uma vez que, venho cumprindo com o meu papel de inquilino e pagando o aluguel juntamente com as taxas em dia. Neste caso, como devo fazer?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O que o locatário pode exigir?

É direito do locatário solicitar ao locador ou imobiliária o envio dos boletos referentes as taxas de condomínio e os comprovantes de pagamento? Estou tendo problemas com a imobiliária referente ao meu contrato, pois, eles se recusam a enviar os boletos e os comprovantes dos pagamentos. As contas referidas, fazem parte do condomínio e é dividida por todos os moradores. Outro questão, são os atrasos nos pagamentos dessas contas por partes da imobiliária, uma vez que, venho cumprindo com o meu papel de inquilino e pagando o aluguel juntamente com as taxas em dia. Neste caso, como devo fazer?

Respostas (9)

há 4 anos

Consulte a lei do inquilinato (8.245/91) para saber os direitos e deveres do locatário e do locador. Verifique se no contrato existem cláusulas que determinam punição para atrasos no pagamento das taxas por parte da imobiliária. Contrate o serviço de um corretor de imóveis para ajudar nessa análise.

há 4 anos

Bem, geralmente a imobiliária que gerencia o contrato de locação ela fica com a responsabilidade de te cobrar e, ao receber, repassar o valor ao condomínio dentro do prazo, emitindo recibo pra você da quitação plena do período (aluguel + encargos). Se você tem provas de atraso no pagamento ao condomínio e você não deu causa ao atraso o ônus financeiro deste é do gestor da locação. Quanto a demonstrar o valor do condomínio que ele te cobra pra ver se está tudo ok não deveria negar.

há 4 anos

Você está cumprindo seu papel, pagando em dia e tem seus comprovantes. A partir daí a imobiliária tem um contrato com o Proprietário para pagar as suas contas, ou simplesmente repassar valores para que ele mesmo quite (há contratos em que o proprietário preferem ficar responsável pelo pagamento). Assim, entendo que não cabe a você inquilino "fiscalizar" o pagamento ou não. . . Não compete a você. Guarde seus comprovantes caso seja necessário.

há 4 anos

Os pagamentos do condomínio são de responsabilidade do proprietário e eventuais atrasos que o proprietário possa ter nesses pagamentos não envolvem o inquilino portanto não existe necessidade do inquilino possuir os boletos que são emitidos em nome do proprietário. Veja: se houver protesto será o proprietário a ser protestado; se houver processo idem; se o condomínio não for pago o apartamento vai para leilão. Você não será responsável perante o condomínio.

há 3 anos

A responsabilidade pelo pagamento é do dono da unidade e não do inquilino do dono. Então o condomínio não vai mudar a titularidade para o seu nome. E só vai mandar o boleto aos seus cuidados se o dono do apartamento autorizar isso. Não se preocupe com atrasos no pagamento partindo do dono do imóvel, se houver protesto ou processo será em nome dele (dono) não no seu.

Compartilhe esta Pergunta