Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso ter acesso ao ART feito para o financiamento?

Estou adquirindo um imóvel usado e contratando um financiamento pelo banco Itaú. O correspondente bancário disse que o laudo de avaliação técnica e a anotação de responsabilidade técnica (ART) seriam "uso restrito do banco" e que eu não poderia lê-los, só ter acesso ao "ok" do banco e ao valor avaliado. Faz algum sentido isso, ou seja, está previsto em norma ou lei publicada? O bom senso diz que documentos pagos por eu mesmo, do meu bolso, no mínimo deveriam poder ser lidos integralmente. AtÉ porque o laudo e a ART tratam da segurança da futura residência.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Posso ter acesso ao ART feito para o financiamento?

Estou adquirindo um imóvel usado e contratando um financiamento pelo banco Itaú. O correspondente bancário disse que o laudo de avaliação técnica e a anotação de responsabilidade técnica (ART) seriam "uso restrito do banco" e que eu não poderia lê-los, só ter acesso ao "ok" do banco e ao valor avaliado. Faz algum sentido isso, ou seja, está previsto em norma ou lei publicada? O bom senso diz que documentos pagos por eu mesmo, do meu bolso, no mínimo deveriam poder ser lidos integralmente. AtÉ porque o laudo e a ART tratam da segurança da futura residência.

Respostas (9)

há 4 anos

Apenas peça o acesso a avaliação do engenheiro, que foi contratado pelo interessado no financiamento (banco contrata e repassa pra você) para aferir o valor de mercado do bem, raramente checam questões de estrutura do imóvel, salvo se é imóvel não padronizado (casa ao invés de apartamento). Dependendo do tipo de imóvel sugiro que contrate essa vistoria estrutural por sua conta, para se garantir quanto a esse tópico.

há 3 anos

Levando em conta que um proprietário pode contratar um serviço de engenharia e esse dar entrada no laudo e avaliação tecnica e avaliação de responsabilidade tecnica, creio que o proprietário poderia sim ter acesso. Entretnto, como foi o banco que contratou, ele pode ter uma regra onde não se pode ter acesso à integra do laudo. Reagras bancarias.

Compartilhe esta Pergunta