Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Qual é o trâmite e quais os procedimentos para transferir imóvel?

Quero quitar meu imóvel e transferir para o nome da minha herdeira.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Qual é o trâmite e quais os procedimentos para transferir imóvel?

Quero quitar meu imóvel e transferir para o nome da minha herdeira.

Respostas (9)

há 4 anos

Documentos obrigatórios para transferência de um imóvel são: -. Certidão de Ônus reais de registro do imóvel -. Certidão da prefeitura municipal( IPTU e situação enfitêutica) -Certidões das varas da Fazenda Pública(imóvel). -Declaração de quitação do condomínio. Certidão do Corpo de Bombeiros.

há 4 anos

Quite o imóvel financiado, solicite ao banco o termo de quitação que você levará ao Cartório de imóveis para averbar na matricula. Após concluída a averbação de baixa da garantia do financiamento você poderá fazer uma Escritura Pública de doação do imóvel, recolher o imposto estadual de doação e registrar a escritura na matricula transferindo para sua herdeira o imóvel. Se fores casada o cônjuge deverá assinar anuindo a doação. Se for teu único imóvel é obrigatório clausula de usufruto na escritura, inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade.

há 2 anos

Vamos lá. Se a quitação referida é de um financiamento imobiliário, após a quitação obtenha o termo de quitação e providencie a baixa da alienação fiduciária na matricula do imóvel. Para a transferência da propriedade para a herdeira deve ser feita uma escritura publica de doação, recolher o ITCMD e levar a escritura para registro na matricula do imóvel, esse processo envolve custos de aproximadamente 7,5% do valor do imóvel. Necessário observar que havendo mais herdeiros, esses devem anuir com a doação.

Compartilhe esta Pergunta