Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Locação de quartos no meu apartamento é permitido por lei?

Tenho um apartamento e gostaria de alugar os quartos vazios, pois moro sozinho, gostaria de saber se eu posso aluga lós para ter uma renda extra? Poderia me explicar como fazê-lo, informando a lei que permite, se for o caso!! Obrigado

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Locação de quartos no meu apartamento é permitido por lei?

Tenho um apartamento e gostaria de alugar os quartos vazios, pois moro sozinho, gostaria de saber se eu posso aluga lós para ter uma renda extra? Poderia me explicar como fazê-lo, informando a lei que permite, se for o caso!! Obrigado.

Respostas (7)

há 5 anos

Depende, se o imóvel for seu, sim você pode alugar os quartos individualmente, mas sempre informando isso ao cliente (que é apenas o quarto), se o imóvel que você mora é alugado, você não pode alugar os dormitórios, pois, isso seria como sub locação que não é permitido pela lei do inquilinato.

há 5 anos

É locação residencial seguindo a mesma lei do inquilinato 8.245/91. o que muda é o termo inicial do contrato que em vez de ser o imóvel como um todo é somente o quarto e em clausula fazendo constar as regras das partes de uso comum, o que pode o que não pode de acordo com a lei. De cada 10 contratos de quarto que caem na minha mão 8 estão com varias clausulas ilegais. Cuidado inclusive porque você não pode despejar o inquilino a qualquer momento. já tive caso de uma locadora que não gostou da inquilina, pediu a devolução do quarto, ela não aceitou e teve que ficar com a mesma 30 meses no imóvel. Os proprietários tem que entender que só vão fazer o que bem entender com seu imóvel até o momento em que resolverem utiliza-lo para negócio. A partir de então o direito de propriedade fica limitado em respeito as regras e legislação dos contratos. Total atenção a um contrato bem feito, análise da ficha do pretendente completa e inclusive entrevista.

Compartilhe esta Pergunta