Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Financiamento e ITBI.

AlguÉm pode me ajudar com dúvidas? Estou financiando uma casa pelo Itaú, porém tratei tudo diretamente com a imobiliária. Enviei meus documentos, e mais uma ficha completa do Itaú, e agora segundo ela foi tudo aprovado, engenharia foi feita e agora estão me pedindo para assinar o contrato de compra e venda e posteriormente fazer o pagamento do ITBI. Não estive em contato com o banco então não sei tudo ao certo. Esse é o passo a passo correto? Não deveria ter uma emissão de contrato com o Itaú antes? O contrato de compra e venda deveria ser assinado amanhã, com um sinal próximo ao valor da entrada para eles, pra que então os vendedores também emitam as certidões da casa. É isso mesmo? Aí ela diz que depois de assinar o contrato devo pagar o ITBI, mas e se der algo errado nesse meio tempo com o banco? Eu perco esse valor? As etapas corretas são: aprovação, assinatura do contrato de compra e venda, pagamento do ITBI, assinatura do contrato no banco e por fim levar esse contrato do banco e ITBI ao cartório para registro? Muito obrigada pela ajuda !!

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Financiamento e ITBI.

AlguÉm pode me ajudar com dúvidas? Estou financiando uma casa pelo Itaú, porém tratei tudo diretamente com a imobiliária. Enviei meus documentos, e mais uma ficha completa do Itaú, e agora segundo ela foi tudo aprovado, engenharia foi feita e agora estão me pedindo para assinar o contrato de compra e venda e posteriormente fazer o pagamento do ITBI. Não estive em contato com o banco então não sei tudo ao certo. Esse é o passo a passo correto? Não deveria ter uma emissão de contrato com o Itaú antes? O contrato de compra e venda deveria ser assinado amanhã, com um sinal próximo ao valor da entrada para eles, pra que então os vendedores também emitam as certidões da casa. É isso mesmo? Aí ela diz que depois de assinar o contrato devo pagar o ITBI, mas e se der algo errado nesse meio tempo com o banco? Eu perco esse valor? As etapas corretas são: aprovação, assinatura do contrato de compra e venda, pagamento do ITBI, assinatura do contrato no banco e por fim levar esse contrato do banco e ITBI ao cartório para registro? Muito obrigada pela ajuda !!

Respostas (8)

há 3 anos

Olá bom dia,

Se o crédito já foi aprovado pelo banco, a análise já foi feita e está tudo certo, comprador e vendedor devem assinar o contrato do banco, comprador paga as custas, leva o contrato até o cartório, e assim que o cartório liberar a matrícula com a alienado ao banco, ele libera o valor do financiamento para o vendedor.

há 3 anos

Como trabalhamos?
Fazer uma proposta por escrito para o vendedor, ele aceitando, pode ser feito um valor de sinal (simbólico) para segurar o imóvel e garantir não desistencia durante o processo. Pode ser feito um contrato, mas se a proposta for bem elaborada, não necessitra,m pois terá o contrato com o banco. O engenheiro vai até o imóvel avaliar. Credito e laudo ok, o banco emite o contrato
No momento da assinatura do contrato o correspondente ou o corretor podem levar o IPTI para o comprador pagar o boleto. Mas pode pagar após a assinatura do contrato com o banco. O ITBI deve ser pago antes de dar entrada no cartório, e o compravante deve ser apresentado ao cartório juntamente com a documentação do banco. Ao dar entrada no cartório paga-se as custas do cartório e tudo ok. Em torno de 15 a 20 dias o contrato sai registrado com registro na matricula, devolve uma via do contrato ao banco e alguns dias depois o banco paga o vendedor.

há 2 anos

Nos processos de compra e venda de imóvel com financiamento bancário é comum a elaboração de um contrato preliminar onde se estabelece as condições do negócio, valores e prazos a serem cumpridos. Como você noticia que já foi feita, e aprovada, a avalição do banco. , entendemos que o contrato de financiamento já está por ser liberado para assinatura. O que você pode propor à imobiliária e a assinatura do contrato de compra e venda juntamente com o contrato de financiamento. O pagamento do ITBI pode, e deve, ser feito após a assinatura do contrato de financiamento. Caso você ainda tenha duvidas entre em contato com a agencia onde está sendo feito o financiamento e peça esclarecimentos.

Compartilhe esta Pergunta