Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como retirar nome de ex companheira da escritura?

Bom dia pessoal, já havia feito essa pergunta aqui mas acho que faltou alguns detalhes. Tenho um imóvel financiado com minha ex-companheira, na acordo de separação paguei a ela uma quantia e com isso ela me deu uma Procuração me dando os direitos da parte dela do imóvel. Eu não era casado e nem união estável, apenas "juntado", a separação foi na defensoria pública, não tenho <a href="https://www.imovelguide.com.br/certidao" >certidão</a> de divórcio nem formal de partilha e sim a Procuração sobre o imóvel e "Acordo de reconhecimento e dissolução de união estável" sobre o relacionamento. Quitei este imóvel e tenho dúvida de como faço para retirar do nome dela da escritura, quais são os passos e as despesas que tenho que pagar (sei que o valor varia de acordo com a região, valor do imóvel, etc, não quero saber valor e sim o que vou precisar pagar. Escritura? Itbi?) grato.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como retirar nome de ex companheira da escritura?

Bom dia pessoal, já havia feito essa pergunta aqui mas acho que faltou alguns detalhes. Tenho um imóvel financiado com minha ex-companheira, na acordo de separação paguei a ela uma quantia e com isso ela me deu uma Procuração me dando os direitos da parte dela do imóvel. Eu não era casado e nem união estável, apenas "juntado", a separação foi na defensoria pública, não tenho certidão de divórcio nem formal de partilha e sim a Procuração sobre o imóvel e "Acordo de reconhecimento e dissolução de união estável" sobre o relacionamento. Quitei este imóvel e tenho dúvida de como faço para retirar do nome dela da escritura, quais são os passos e as despesas que tenho que pagar (sei que o valor varia de acordo com a região, valor do imóvel, etc, não quero saber valor e sim o que vou precisar pagar. Escritura? Itbi?) grato.

Respostas (9)

há 3 anos

"Juntado" segue o regime de bens de um casamento com separação parcial de bens, o que for conseguido durante a convivência em caráter oneroso é partilhado meio a meio. No acordo de reconhecimento e dissolução de união estável deveria ter sido formalizada a partilha do bem. Se isso foi feito ótimo; se não foi feito e o cartório não aceitar sua procuração (não sei o teor dela) você terá que procurar sua ex companheira para resolverem essa pendência.

há 3 anos

O mais corretor é se dirigir ao <a href="https://www.imovelguide.com.br/consultas/busca-de-cartorios-de-registro-de-imoveis-de-todo-brasil" >cartório de Registro de imóveis</a> e levar a quitação do imóvel juntamente com a procuração. Se precisar de mais algum documento o próprio cartório irá indicar. Mas pelo seu relato acredito que somente este documento basta. Geralmente os custos de cartório giram em torno de 2% sobre o valor do imóvel , e for em Sãqoo Paulo. O próprio cartório informará as despesas inerentes ao processo.

há 3 anos

Tente registrar esse acordo no cartório de registro e apresente sua procuração. Veja se é o suficiente. Senão, consulte um advogado para avaliar melhor sua situação diante dos documentos que possui.

há 3 anos

De acordo com o meu conhecimento: o corretor se dirigir ao <a href="https://www.imovelguide.com.br/consultas/descobrir-cartorios-de-registro-de-imoveis" >cartório de registro de imóvel</a> e leve a quitação do imóvel juntamente com a procuração. Se precisar de mais algum documento o próprio cartório ira indicar.

Compartilhe esta Pergunta