Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Primeiro financiamento de imóvel tem desconto?

Quero comprar meu primeiro imóvel, terei algum desconto?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Primeiro financiamento de imóvel tem desconto?

Quero comprar meu primeiro imóvel, terei algum desconto?

Respostas (23)

há 2 anos

Sim. Quando você vai compraro seu primeiro imóvel e decide financiar, tem algumas vantagens legais que podem aliviar o seu bolso. Por exemplo, tem um desconto bacana de 50% nas taxas do cartório para registrar sua casa nova. Para ser beneficiado com o desconto mencionado acima, devemos seguir uma regra: 1- Primeira Casa: O imóvel tem que ser o primeiro que você está comprando, ok? 2- Para Morar: A casa ou apartamento deve ser para você morar, não vale para comércio ou outra coisa.3- Financiamento Certo: O financiamento tem que ser pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), aquele que tem condições melhores para a compra de casas e apartamentos. Ah, e tem mais um detalhe: você precisa dizer pro cartório, escrevendo de próprio punho mesm, que essa é sua primeira casa financiada pelo SFH. Esse descontoé só para as taxas do cartório, então não esquece que o imposto da prefeitura (ITBI) não tem esse desconto.

há 2 anos

Sim, mas este desconto abrange notas e registros indispensáveis à formalização do ato. Todavia, é necessário o enquadramento do adquirente em alguns requisitos, sendo eles: 1) Se tratar da primeira aquisição O imóvel deve ter destinação O imóvel deve ser financiado pelo SFH. Lei nº 6.015/1973 (Lei de Registros Públicos), por meio do artigo 290,com redação alterada pela Lei nº 6.941/1981,que determina o desconto nos seguintes termos: “Os emolumentos devidos pelos atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residênciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50% (cinquenta por cento). ”.

Compartilhe esta Pergunta