há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
É comum a escritura não ser encontrada no Cartório de Notas?
Perdi a escritura do meu terreno e estou tentando tirar a 2ª via da escritura. Conforme orientações dos colegas desse canal fui ao RGI, tirei uma certidão e levei ao cartório de notas que consta na certidão, porém me disseram que não possui nenhum registro lá. Como devo proceder?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
É comum a escritura não ser encontrada no Cartório de Notas?
Perdi a escritura do meu terreno e estou tentando tirar a 2ª via da escritura. Conforme orientações dos colegas desse canal fui ao RGI, tirei uma certidão e levei ao cartório de notas que consta na certidão, porém me disseram que não possui nenhum registro lá. Como devo proceder?
Respostas (8)
Eu morro e não vejo tudo. Simplesmente o Tabelionato te disse isso e mais nada? Se a matricula informa os dados onde a escritura foi realizada o cartório tem que te dar satisfação de onde foi parar tua escritura. O cartório oficial pode ter sido desmembrado e ela estar arquivada em outro ou esta em divisa de cidades e foi transferida para cidade vizinha ou o cartório vai responder por ter perdido teu documento. Vai ter que fazer uma pesquisa geral.
há 4 anos
A escritura de um imóvel, está sempre no Cartório de Registro de Imóvel, ao qual ele pertence.
há 4 anos
Converse com o oficial do cartório de notas, qual o melhor procedimento para a solução do teu caso, dado que o CRI só registra a escritura após ele entender que o documento é válido.
há 4 anos
Deve se procurar o cartório de registro de Imóveis, não cartório de Notas.
há 4 anos
Procure a corregedoria, se consta na matrícula têm que ter (retroage 20 anos, não mais do quê isso).
há 4 anos
Tem que quer ir no cartório de registro de imoveis onde fica localizado o imóvel.
há 3 anos
O que te orientaram? Porque se você levou a matricula do imóvel constatando que a escritura foi lavrada naquele tabelionato então o tabelionato terá que dar informação consistente a você. Não raro os documentos de cartórios são danificados, principalmente por enchente ou incêndio, e nesses casos serão feitas (na medida do possível) a restauração dos documentos.
há 2 anos
Se na Certidão da Matricula que você obteve no RGI a sua escritura foi registrada, não seria necessário você obter uma segunda via da escritura. Pois o que comprova a propriedade do imóvel é a Matricula do Imóvel. Documento que registra toda mudança de titularidade da propriedade.
Compartilhe esta Pergunta