Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Compra de imóvel, em qual momento devo solicitar a escritura?

financei imovel pela cef , quitei , peguei a carta no banco para dar baixa no cartorio e estou com a matricula do imovel ja em meu nome , em qual momento eu preciso da escritura ? ou somente faz necessario a escritura se eu for vender este imovel ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Compra de imóvel, em qual momento devo solicitar a escritura?

Financei imovel pela cef , quitei , peguei a carta no banco para dar baixa no cartorio e estou com a matricula do imovel ja em meu nome , em qual momento eu preciso da escritura ? ou somente faz necessario a escritura se eu for vender este imovel ?

Respostas (6)

há 2 anos

Considere o seguinte: O contrato de compra e venda com financiamento tem força de escritura, e foi feita a transferência de propriedade do imóvel para o seu nome e a alienação fiduciária, com a quitação e a baixa da alienação, a propriedade do imóvel retorna para você. A Certidão da Matricula é o documento hábil para fazer prova da propriedade do imóvel, não tendo o que se falar em escritura. Somente na eventualidade de você transferir a titularidade da propriedade, será lavrada uma escritura para oficializar essa transferência.

há 2 anos

O contrato que você assinou com o agente financeiro tem o mesmo valor da escritura; que nem ao menos comprova propriedade. Tanto o contrato como a escritura apenas provam que em determinado dia determinada pessoa comprou o imóvel. Por lei a propriedade se transfere com o registro do título translativo (no seu caso o contrato com a CEF) na matrícula do imóvel e isso você já fez. Quando você for vender o imóvel o único documento que exigirão do imóvel é justamente uma cópia recente dessa matrícula. E apenas como alerta: é preciso que você leve o termo de quitação do imóvel ao cartório de registro de imóveis que registrou o contrato para dar baixa na alienação fiduciária.

Compartilhe esta Pergunta