Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quero saber é se corro algum risco de perder a minha parte dos 50%?

Comprei uma terra com meu pai, fizemos um contrato de compra e venda onde consta 50% meu e 50% dele. Porém ele veio a óbito, como fica minha situação sabendo que tenho mais 4 irmãos que tem direito nos 50% do meu pai.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Quero saber é se corro algum risco de perder a minha parte dos 50%?

Comprei uma terra com meu pai, fizemos um contrato de compra e venda onde consta 50% meu e 50% dele. Porém ele veio a óbito, como fica minha situação sabendo que tenho mais 4 irmãos que tem direito nos 50% do meu pai.

Respostas (8)

há 4 anos

Contrato particular gera direito pessoal, promessa de compra e venda registrada na matricula ou escritura publica gera direito real de propriedade. Os 50% de teu pai nas terras será inventariado e você é herdeiro junto com os irmãos. Os teus 50% são teus e deves comprovar no inventário. Os 50% de teu pai será dividido entre 5 filhos, cada m com 1/5 dos 50% dele.

há 3 anos

Você mantém os seus 50% e herda 1/5 do que pertencia ao seu pai. Portanto em igualdade de condições com estranhos ou com outro compossuidor você tem preferência na compra. Qualquer dos compossuidores pode pedir à justiça a extinção do condomínio e a adjudicação judicial (leilão) do bem. Outra possibilidade é ver na prefeitura local se esse imóvel pode ser desmembrado em duas propriedades distintas.

Compartilhe esta Pergunta