portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

4

São necessárias certidões atualizadas de nascimento, casamento, certidões judiciais dos distribuidores, matrícula atualizada do imóvel, dentre várias outras. Geralmente estimo essas custas em 700,00. Além disso, há necessidade de pagamento das custas da escritura pública de compra e venda, e do registro na matrícula do imóvel, que custa cerca de 1.300,00 a depender de cada Estado. As custas de avaliação, caso necessária, depende do avaliador responsável, e para fazer a escritura pública também é obrigatório o pagamento do ITBI.

há 1 ano

54

Raul Ferrari

imóvel guide usuário

Italo Souza

Perguntador

há 1 ano

Qual valor da documentação?

Eu estou adquirindo um imóvel no valor 185 mil. Queria saber +/- quanto sai o gasto com documentos. Desde avaliação do engenheiro até o registro no cartório. Obs: vai ser meu primeiro imóvel. O itbi da minha cidade é de 2%.

Respostas (4)

Corretor de imóveis

Raul Ferrari

Advogado(a)

Respostas: 89

há 1 ano

São necessárias certidões atualizadas de nascimento, casamento, certidões judiciais dos distribuidores, matrícula atualizada do imóvel, dentre várias outras. Geralmente estimo essas custas em 700,00. Além disso, há necessidade de pagamento das custas da escritura pública de compra e venda, e do registro na matrícula do imóvel, que custa cerca de 1.300,00 a depender de cada Estado. As custas de avaliação, caso necessária, depende do avaliador responsável, e para fazer a escritura pública também é obrigatório o pagamento do ITBI.

Corretor de imóveis

Soraya Borges

Advogado(a)

Respostas: 11

há 1 ano

Para não correr o risco de mais ou menos, calcule um valor entre 5 a 6% sobre o valor do imóvel esse será o gasto total que você terá com a documentação, lembrado que a cada município a tarifa de ITBI tem uma diferença.

Corretor de imóveis sem foto

Irlany Rangel De Melo Rolim

Contador

Respostas: 13

há 1 ano

Dados Imóvel R$ 185 K. Despesas cartorárias R$ 400 reais Estimado ITBI 2% R$ 3.700 Engenheiro R$ 2.500 reais Estimado Encargos de Financiamento de houver.

Faça uma nova pergunta: