portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

3

Procon.

há 1 ano

42

Felipe Bragança Xavier

imóvel guide usuário

Renata Ferrari

Perguntador

há 1 ano

ImobiliÁria não envia o recibo de pagamento ao locatário.

Alugo um apartamento diretamente com a imobiliária, efetuo o pagamento via pix, e envio comprovante via WhatsApp da imobiliária solicitando que me enviem o recibo. Todo mês eles dizem que vão enviar, e não mandam. Contei mês passado dizendo que era falta de profissionalismo deles, põe prometer enviar e eu precisar ficar cobrando algo ser direito meu. A do da imobiliária alegou que ela não é obrigada a enviar o recibo, pois eu mando sempre o comprovante de pix. Eu, como contratante do serviço dela de alugar o apartamento, não posso exigir o recibo? Me sinto desrespeitada não negado o recibo. Mesmo porque o pix não é nem o CNPJ da empresa, e sim o número de celular, com nome da proprietária. Como proceder?

Respostas (3)

Corretor de imóveis

Ivanildo De Gouveia

Advogado(a)

Respostas: 57

há 1 ano

Sim é um direito seu a exigência dos recibos de alugueis. Não pode a imobiliária alegar que o pix sirva como comprovante de recibo (na pratica serve sim), porém isso não lhe tira o direito de exigir o recibo. Caso a imobiliária continue se negando a lhe fornecer o recibo, você pode entrar com uma ação de obrigação de fazer no JEC (Juizado Especial Cível).

Corretor de imóveis

Raul Ferrari

Advogado(a)

Respostas: 89

há 1 ano

Se você está efetuando o pagamento de acordo com o contrato, não há nada a temer, pois os comprovantes de pagamento demonstram sua situação de fiel adimplemento da locação. Recomendo guardar todos os comprovantes no caso de qualquer discussão futura.

Faça uma nova pergunta: