Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O síndico possui o direito de realizar esse aumento de forma unilateral?

No condomínio onde resido, originalmente havia uma única casa que foi posteriormente dividida em duas partes, uma ocupada por meu sogro e a outra por mim. Essa divisão ocorreu há três anos, e desde então as contas de água e luz são separadas. Recentemente, após meu sogro deixar sua parte da casa, o síndico decidiu aumentar o valor do condomínio, mas apenas para mim, justificando que agora são duas unidades habitacionais. No entanto, a área total da propriedade não foi alterada, apenas houve uma divisão interna.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

O síndico possui o direito de realizar esse aumento de forma unilateral?

No condomínio onde resido, originalmente havia uma única casa que foi posteriormente dividida em duas partes, uma ocupada por meu sogro e a outra por mim. Essa divisão ocorreu há três anos, e desde então as contas de água e luz são separadas. Recentemente, após meu sogro deixar sua parte da casa, o síndico decidiu aumentar o valor do condomínio, mas apenas para mim, justificando que agora são duas unidades habitacionais. No entanto, a área total da propriedade não foi alterada, apenas houve uma divisão interna.

Respostas (22)

há 1 ano

Como foi feito apenas uma divisão interna e não existe números de matrículas diferentes, o síndico não tem o direito legal de alterar a forma de cobrança das taxas condominiais sem seguir os procedimentos legais e administrativos adequados.

há 1 ano

O síndico pode propor aumentos nas taxas condominiais, mas isso deve ser feito de acordo com as regras estabelecidas na convenção do condomínio e nas leis locais. Se a sua propriedade não foi fisicamente ampliada e apenas houve uma divisão interna, é questionável que o aumento seja aplicado apenas para você. Recomendo que você verifique a convenção do condomínio e busque orientação jurídica para entender se o aumento é justificado e se há algum recurso disponível para contestar essa decisão.

Compartilhe esta Pergunta