portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Juridicamente ela poderá reclamar sobre a construção e pelo investimento que ela teve mas, também não e garantido a ela a devolução dos valores. Mas, pela posse de terra não desde que realmente o mesmo esteja em seu nome e e impostos pagos por você. Sugiro que faça um documento onde possa definir as partes o que realmente esta de fato acontecendo. Um documento assinado por ambas as partes e com firmas reconhecidas.

há 2 anos

48

Rizzieri

imóvel guide usuário

Claudia

Perguntador

há 2 anos

Posso ter problemas por causa da casa da minha irmã?

Eu deixei Minha irmã construir ao lado da minha casa, ela aluga a casa e tem a luz em seu nome. Esta casa não existe na prefeitura. Faz parte da minha propriedade que tenho tudo registrado em cartório em meu nome ela tem direito a casa que ela construiu. O que prova a situação da casa é aluguel e luz que está no nome dela. Eu posso ter problema futuro?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Rizzieri

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 63

há 2 anos

Juridicamente ela poderá reclamar sobre a construção e pelo investimento que ela teve mas, também não e garantido a ela a devolução dos valores. Mas, pela posse de terra não desde que realmente o mesmo esteja em seu nome e e impostos pagos por você. Sugiro que faça um documento onde possa definir as partes o que realmente esta de fato acontecendo. Um documento assinado por ambas as partes e com firmas reconhecidas.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 2 anos

Quem constrói em terreno alheio com autorização do dono terá direito a ser ressarcido pelo que gastou com a construção. Não sei de que município você está teclando mas se a prefeitura for atuante você pode ter problemas com a área irregular.

Corretor de imóveis

Amaragy José Felix Martins

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 229

há 2 anos

Primeiro se têm um problema familiar a ser resolvido. Sua irmã aceita dividir ou desmembrar o terreno? Vocês têm bom relacionamento? Já se dizia que se não tem registro, não é dono. Então acredito que sua irmã é que terá problemas para provar que a casa é dela e não você. Se estiver tudo no seu nome, a casa se encaixa como uma benfeitoria no seu terreno. Mas sempre é bom desmembrar o terreno e registrar tudo em cartório, na prefeitura e pagar as taxas devidas.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Sim pode. A propriedade sua irmã não tem direito por ter construído em terreno que não era dela. Ocorre que ela gastou na construção e tem direito a ser ressarcida no que gastou. Recomendo que você faça um contrato escrito de locação residencial onde informe que ela fique isenta de pagar 50% do aluguel mensalmente ou integralmente até que o valor gasto na construção seja 100% indenizado. É preciso deixar tudo muito claro de que ela tenha direito de uso até o ressarcimento. Emitir recibos, etc para não teres problema no futuro.

Corretor de imóveis

Cerigatto

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 20.402

há 2 anos

Regularize tudo para não ter problemas futuros.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.597

há 1 ano

Se ela edificou no seu terreno com a sua autorização ela terá direito ao valor gasto na construção.

Faça uma nova pergunta: