Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Imobiliária pode cobrar aluguel em período que o imóvel estava em vistoria?

Dei entrada no aviso de desocupação do imóvel dia 27 de abril marquei a vistoria para dia 24 de maio sendo assim eu iria devolver as chaves antes de vencer o aviso prévio não aceitaram a devolução por ter pendencias no imóvel fiz todos os reparos necessários porémexcedeu o dia do aviso que seria dia 27 de maio sendo assim perguntei se acarretaria juros ou cobrança de aluguel onde fui informado que em período de reparo para vistoria não cobram aluguel porémhoje dia 5 de junho fui informado que seria cobrado aluguel pelos dias que estão se de saber se não podem cobrar aluguel durante esses dias de reparo ou se a imobiliária pode cobrar aluguel durante esses dias mesmo eu não esteja fazendo o uso do imóvel Obrigado.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Imobiliária pode cobrar aluguel em período que o imóvel estava em vistoria?

Dei entrada no aviso de desocupação do imóvel dia 27 de abril marquei a vistoria para dia 24 de maio sendo assim eu iria devolver as chaves antes de vencer o aviso prévio não aceitaram a devolução por ter pendencias no imóvel fiz todos os reparos necessários porémexcedeu o dia do aviso que seria dia 27 de maio sendo assim perguntei se acarretaria juros ou cobrança de aluguel onde fui informado que em período de reparo para vistoria não cobram aluguel porémhoje dia 5 de junho fui informado que seria cobrado aluguel pelos dias que estão se de saber se não podem cobrar aluguel durante esses dias de reparo ou se a imobiliária pode cobrar aluguel durante esses dias mesmo eu não esteja fazendo o uso do imóvel Obrigado.

Respostas (7)

há 2 anos

Vamos por partes. O aviso de 30 dias é remunerado tenha você devolvido as chaves antes ou não. A lei determina aviso de no minimo 30 dias e portanto, mesmo entregando o imóvel antes, estes 30 dias de aluguel e taxas você tem que pagar. Portanto a cobrança do aluguel até o dia 27 esta correta porque esta dentro do prazo do aviso. Quanto a não receber as chaves, é ilegal. Se você quer entregar as chaves, a imobiliária é obrigada a receber e constitui infração legal a recusa. Lembrando que o aluguel seria cobrado da mesma forma até o dia 27. Após o dia 27,o tempo que você permanece no imóvel gera aluguel e taxas pró-rata e portanto do dia 28 ao di 5 de junho gerou aluguel diario. Você está fazendo uso do imóvel para reparos no imóvel que você não entregou nas mesmas condições recebidas. Se tivesse obtido ok da vistoria final teria finalizado a cobrança no dia 27 de maio.

há 2 anos

Enquanto o imóvel não estiver livre, desempedido de pessoas e coisas e do jeito que foi entregue no início da locação, provado através da vistoria de saída, continua correndo a locação, sem falar em eventuais questões financeiras em aberto. Assim, a entrega das chaves faz cessar a locação dali em diante, a imob o ucorretor apura apura todas as questões e informa o inquilino sobre os valores formalizado quitadas as dívidas e vencida a vistoria, que após superados, se emite o distrato para assinaturas.

Compartilhe esta Pergunta