Elieno Rosa De Oliveira

3 Artigos

Leituras: 677 pessoas leram seus artigos

Agradecimentos: 99 pessoas curtiram seus artigos

Colunista desde: 10/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Elieno Rosa De Oliveira é Consultor de imóveis com formação em Curso de tti, consultor de seguros e técnico em dezenho arquitetõnico, está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Negociação, Financiamento, Jurídico Imobiliário, Imóveis, Documentação e etc, possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 789 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 1984 atuando principalmente nos bairros Grande vitória e espirito santo., e já trabalhou em empresas como: Construtora quintela torres, proeng, de martin, ebs..., Novo centro imóveis, lopes, alexsander sá e etc....

Saiba Como Comprar um Imóvel Utilizando FGTS

FGTS

Saiba Como Comprar um Imóvel Utilizando FGTS

23/11/2023

Ei amigos, clientes e colegas de profissão. Boa tarde! Muitas das demandas que recebo em relação a aquisição de imóvel com recursos do fundo de garantia por tempo de serviços, FGTS, são feitas sem qualquer levantamento prévio. Compradores que muitas das vezes sequer sabem como utilizar, inclusive em várias situações, fez pagamento de sinal e está à espera da liberação dos recursos para finalizar o fechamento do sonho da aquisição. Acredito que seria a melhor alternativa procurar sempre um profissional especialista, para fazer com segurança esta e outras  aquisições, que a meu ver,  se for feita dentro da conformidade ficará fácil, rápido e ainda seguro. Mas por falta de informação ou ainda muito utilizado por profissionais sem capacitação, os chamados aproveitadores, fazem muitos sonhadores desinformados entrarem em uma situação complicada. É simples explicar: muitos proprietários de imóveis acreditam que poderão vender seu imóvel nesta modalidade, mas a verdade é que não é simples assim. O imóvel terá que ser periciado, assim como em outras modalidades de aquisições, mas o que eu estou querendo adiantar é que muitos compradores não poderão utilizar os recursos. Esta modalidade de aquisição exige várias outras situações peculiares tais como: carência se foi adquirido anteriormente com os mesmos recursos, o comprador também terá que ser o perfil certo para este tipo de aquisição etc... Um dia destes eu recebi uma demanda no qual o comprador havia feito um contrato de compra e venda e efetuado o pagamento de um valor a título de sinal. Acontece que o imóvel que ele estava adquirindo estava totalmente fora do padrão exigido para ser negociado dentro desta modalidade. Ou seja, não vai conseguir concretizar o fechamento e ainda tinha cláusula de quebra de contrato. Para ser mais preciso, se o vendedor desistir da venda teria que devolver o valor recebido em dobro. Por outro lado, se o comprador não quiser mais dar sequência na aquisição perderá o valor do sinal. Então... E o que de fato é o problema, o imóvel não possui os documentos  exigidos pelo agente financeiro. Pois a construção não está regulamentada, aprovada e com licença,  sequer tinha certidão de habite-se. Quando eu procurei informar para o cliente que ele estava em uma situação complicada ainda me adiantou... E o pior é que já paguei inclusive a comissão sobre o processo de aquisição. Portanto acho prudente para quem queira adquirir um imóvel com segurança, procure em primeiro momento um profissional da área, um Corretor De Imóveis credenciado junto ao nos CRECI, Conselho Regional  Dos Corretores De Imóveis. Muitas situações como esta poderão ser evitadas, vale ainda lembrar que... Às vezes o que é fácil demais a princípio, depois poderá tornar-se um problema sem tamanho.  

Intermediação na Compra e Venda.

Documentação

Intermediação na Compra e Venda.

24/10/2023

Caros colegas e quem estiver procurando um imóvel para aquisição. A pouco tempo tive a oportunidade de conversar com um adquirente de um terreno que por um daqueles momentos de falta de informação ou ainda por se tratar de um infeliz me relatou que ao comprar o tal terreno que parecia ser a realização de um sonho acabou tornando-se um problema daqueles. Eu me pergunto como ainda este tipo de aquisição existe? Anúncios em praticamente todos veículos e não acontecem praticamente nada com estes anunciantes ou ainda melhor dizendo, picaretas. Se um médico abre um consultório e começa a clinicar logo é descoberto, punido e ainda vai dependendo da gravidade parar na cadeia. Porque não no ramo imobiliário? E vamos ainda ressaltar que o terreno que o nosso pobre adquirente adquiriu foi em um loteamento planejado e regularizado. Quando o meu cliente, eu que fiz a venda do terreno na ocasião, me mostrou eu não acreditei no que estava na minha frente e ainda conheci o cidadão que estava invadindo e construindo no dito terreno. Fiz algumas perguntas pertinentes e para meu espanto o pobre coitado sequer se importou em pedir uma certidão da matrícula ou ainda uma certidão de ônus reais ou ainda procurar a prefeitura da região e procurar saber em nome de quem estava lançado o carnê de imposto predial. E o que me deixou ainda mais embaraçado foi verificar que havia uma construção sem respeitar as normas técnicas. A pergunta é a seguinte: Adquiri um terreno em um loteamento regularizado, ok? Para começar a construção não deveria ser fiscalizado pela prefeitura da cidade? Isso deveria ser uma regra básica, estamos falando de um terreno adquirido de uma imobiliária com projeto aprovado com fornecimento de energia elétrica e ainda rede de esgoto e água tratada, meio fio e asfaltado. Pagamos imposto e ainda estamos investindo os nossos recursos financeiros, em muitos casos tivemos que trabalhar durante toda a vida.  depois do ocorrido vamos para a delegacia da cidade para prestar boletim de ocorrência e ainda terá que contratar um advogado específico da área e entrar com uma ação de reintegração de posse. Ou seja, o que estava para ser um investimento poderá tornar-se um problema daqueles que acredito ninguém gostaria de passar. É lamentável termos que conviver com este tipo de situação. Acredito ainda na justiça e espero ver isso chegar a um fim ou pelo menos acontecer alguma situação para mudar este panorama. Obrigado pela oportunidade. Elieno Rosa De Oliveira. Consultor de vendas, Creci: 2429-13 - Região.    

Impostos Em Duplicidades

Impostos

Impostos Em Duplicidades

23/10/2023

Meus parceiros e colegas de classe, acredito que alguém que vendeu ou participou de uma comercialização sobre o processo de compra e venda de um imóvel que esteja inserido em uma região como a que estou mencionando. Em estados vizinhos sabemos que estão antigas propriedades dos tempos nos nossos colonizadores, por exemplo. A partir do momento que um imóvel nesta região for vendido, comprado... teremos que efetuar o pagamento do ITBI ou ainda os respectivos registros. Como no meu estado estou fora do contexto terei que efetuar o pagamento do valor de 2% de imposto de transmissão. Mas nos estados mencionados acima devemos pagar os impostos em duplicidade. Como pode ser isso ainda nos tempos atuais ? Acredito que seria mais justo o pagamento da taxa de forma igualitária com os demais estados, sem falar que se o imóvel for vendido várias vezes pagamos os impostos também várias vezes, não é mesmo? Não gostaria de ser um consultor de imóveis que somente sabe reclamar. Mas acredito que hoje em dia pagamos vários outros impostos e este que estamos falando é apenas mais um para dificultar o nosso caminho na hora de fecharmos a venda. Sem falar que neste momento muitos colegas não sabem ou simplesmente estão nesses estados e muitas das vezes nem conhecem estes e outras particularidades. Seria de muito bom gosto se alguém que nos representa pudesse dar um basta nesta e outras situações que a meu ver não mais fazem nada para agregar vantagens a nossa classe. E ainda devemos verificar que depois destes procedimentos muitas outras questões poderão ser mais importantes. Por exemplo, se um herdeiro possui vários imóveis naquela determinada região vai conseguir sempre ser beneficiado neste processo de compra e venda. E para nos consultores de vendas não podemos cobrar nada além do que o nosso conselho de classe estipula para cumprir com a nosso colaboração. No meu estado não tenho este tipo de demanda, mas já fiz algumas comercializações de imóveis que tivemos que buscar registros em outros cartórios para fornecerem guias e fazer os pagamentos e ainda dar entrada nos canais competentes. Vale a pena lembrar que uma certidão possui tempo de validade e que se houver demora teremos o famoso retrabalho e ainda as cobranças pertinentes dos vendedores e compradores. Vale a pena refletirmos sobre esta e outras particularidades. Um abraço. Elieno Rosa de Oliveira. Creci_2429- 13 região.

23996 elieno-rosa-de-oliveira