Prédio Antigo ou Novo Qual Escolher?

Publicado em

Prédio Antigo ou Novo Qual Escolher?

A imagem de capa desse artigo não é meramente ilustrativa, ela mostra uma questão de mercado muito interessante de países diferentes e culturas diferentes. O Empire State Building é um edifício em 20 W 34th St, New York, NY 10001, Estados Unidos que está chegando em seus 100 ano de construção já que foi entregue no ano de 1931 e continua sendo um do m2 mais caros de Manhattan, ao contrário no Brasil um edifício de 10 anos é considerado velho e depreciado.

Edifícios antigos não tem a quantidade de opções de lazer que um edifício novo tem porem os empreendimentos antigos em geral tem ambientes mais amplos, mais arejados e a localização em bairros mais próximos ao centro da cidade já que os edifícios vão expandindo do centro para os bairros, além disso empreendimentos mais antigos tem a tendência de ter menos unidades por torre e isso ajuda e muito no dia a dia da convivência e muito mais vagas de garagem, é claro que os custos de manutenção mais altos são corriqueiros pois o vencimento dos produtos que foram utilizados estão em faze de troca, mas isso não apaga o benefícios que ele oferece. Hoje a tendência é o Retrofit mas o que seria ?  É um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais seguro e confortável para os usuários e com isso trazer a modernidade aos empreendimentos mais antigos. Quais os itens de lazer comuns em prédios antigos? Piscina, salão de festas modesto e jardim. 

Já os empreendimentos novos têm as vantagens de garantia de obra por 5 anos após a entrega do empreendimento, itens de lazer e suporte ao dia dia muito bons, mas pecam pelo tamanho dos espaços principalmente em quartos e banheiros que geralmente são muito apertados e é de obrigatório ter móveis planejados pois caso contrário não consegue ter uso do espaço. Uma grande tendência hoje de empreendimentos novos são as varandas gourmet que agregam o espaço de varanda ao ambiente interno com a possibilidade de uso para preparo e consumo de refeições, seja a varanda com ponto grill ou com ponto cooktop eles garantem um espaço muito valorizado hoje. Ponto negativo é a quantidade de apartamentos, não é incomum torres com 300 apartamentos e isso é um número expressivo de pessoas no dia a dia e claro que gera muito mais atritos e demanda mais trabalho para administrar. Itens comuns hoje em um empreendimento novo, Piscina adulto e infantil, piscina aquecida com raia interna e climatizada, sauna, spa, sala de massagem, home office, sala de reuniões, salão de festas com espaço gourmet interno, cinema, squash, playground, cooktichen, sky bar, lavanderia, bicicletário, pet placed, lavanderia, mini market, acessibilidade visual e física, espaço lareira, academia, sala de pilates e ioga, bike box entre outros itens. Essas facilidades estão atraindo e muito o público e principalmente em tempos de pandemia. O valor do condomínio mesmo com toda está infraestrutura é baixo relativamente aos antigos pois a quantidade de pessoas que dividem os custos é muito maior.

Escolher entre novo e antigo é um questão de pesar as necessidades com as oportunidades, se lazer não é seu foco mais que localização o antigo é seu foco, se você quer usar as áreas de lazer e não abre mão da modernidade o novo será seu foco. O mais importante é escolher bem para não se arrepender.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Vanderson Ferri

Demais artigos deste autor

Ver todos 37 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
260 vanderson-ferri