Ricardo Bacanhim

Ricardo Bacanhim

13 Respostas

Agradecimentos: 737 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 2 (15%)

Participante desde: 03/2021

Site: www.bacanhim.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Ricardo Bacanhim é Gestor Imobiliário com formação em Bacharel em direito e Tecnologia da informação (ti), está entre os TOP 2.600 corretores(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 13 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2013 atuando principalmente nos bairros região central, Mooca, tatuapé, Demais bairros de sp. e Todos os bairros em carmo do rio claro - mg,

Como dar baixa hipoteca imóvel?

Levar carta de quitação que é emitida pela instituição que financiou o imóvel e averbar na matrícula do imóvel (dando publicidade).

Locação de imóvel qual o tempo mínimo?

A Lei do Inquilinato (Lei Federal nº 8.245, de 1991) estabelece que a vigência de um contrato de aluguel residencial não pode ser inferior a 30 meses. Já nas locações comerciais, não há prazo mínimo determinado. No caso dos imóveis residenciais, é obrigatório que o inquilino cumpra o prazo mínimo de 12 meses.

Contrato de locação residencial precisa registrar em cartório?

É um direito, porém não habitualmente utilizado. Fica a critério do locatário.

Alugar ou comprar um imóvel?

Depende! Se possuir capital próprio para compra, pode ser melhor alugar e utiliza-lo para gerar mais renda.

Para financiar um imóvel preciso comprovar renda?

Adquirir um imóvel é um compromisso a longo prazo que o indivíduo contrai com o banco e em um valor normalmente elevado. É até viável ter um carro financiado sem entrada e sem comprovante de renda, por exemplo, mas não uma casa. No financiamento imobiliário, é exigida em geral uma entrada de 20% do valor total do imóvel que deve ser paga à vista. O restante deve ser pago em parcelas que podem comprometer até 30% da renda do tomador. Por isso, mostrar ao credor que seus ganhos mensais comportam essas prestações é tão importante.

Pode fazer um contrato de locação com 2 locatários?

A lei 8.245/90, que regula as locações, descreve no seu artigo 2º que: "Havendo mais de um locador ou mais de um locatário, entende - se que são solidários se o contrário não se estipulou." Nesse caso, o que o legislador desejou proteger ao mencionar que são solidários, é que todos os locadores tem a mesma responsabilidade sobre o contrato para com o locatário, e este tem iguais responsabilidades perante o locador.

Venda de imóvel locado

A preferência de compra é um direito do locatário em adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, garantido pela Lei do Inquilinato, em seu artigo 27. A lei exige, no entanto, que seja conferido ao locatário a preferência na aquisição do imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros.

Custo registro de imóvel

Taxa de Registro – esta taxa é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis, e pode variar de acordo com as leis de cada estado. Na média custa em torno de 1% do valor venal do imóvel, em outras palavras, para um imóvel com valor venal de R$ 100 mil, você pagará em média 1 mil reais pela taxa de registro.

Como descubro qual a situação de um lote?

Basta dirigir-se ao Cartório de Registro de Imóveis com o endereço completo do imóvel e solicitar uma “cópia da certidão de matrícula atualizada”. Esse é um documento público e está disponível para qualquer cidadão consultar. (é cobrado)

Quanto custa passar um terreno para meu nome?

Cada cartório de registro de imóveis tem sua tabela com os preços determinados. Ao todo, reunindo a escritura, seu registro e o Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), o custo total com a transferência de imóvel fica em torno de 5% do valor do imóvel.

Qual o valor mínimo para dar entrada em um apartamento?

Em média 20% do valor total financiado (depende da instituição e o plano desejado). Se por exemplo for um imóvel de 100.000,00 a entrada deverá ser obrigatória de acima de 20.000,00.

Qual melhor financiamento imobiliário?

O ideal é decidir sobre o que mais se adeque às suas pretensões financeiras. É necessário analisar vários fatores, como os que compõem o valor final das parcelas, tabela de amortização, valor do imóvel, taxas do banco, etc.

3571 ricardo-bacanhim