CARLOS LIMA

Carlos Lima

50 Respostas

Agradecimentos: 2.525 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 19 (38%)

Participante desde: 07/2021

Site: https://www.meusimoveisvoa30.uni5.net/

SOBRE O RESPONDEDOR:

Carlos Lima é Profissional de Contabilidade está entre os TOP 10 Contadores possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 50 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2003

Quem assina o contrato de compra e venda?

Ambas as partes, comprador e vendedor.

Como registrar um contrato de aluguel de imóvel?

O caminho mais fácil, após locador e locatário terem assinados e terem sua firmas reconhecidas em cartório, ou através da conta de assinatura GOV, registrar no Cartório de Títulos e Documentos.

Como preencher contrato de locação de imóvel?

É simples, é só seguir o que se pede, como qualificação do locatário e locador. Mas é bom que seja assessorado por um contador ou advogado.

Onde se faz contrato de compra e venda?

Simples! O seu corretor de Imóveis e/ou Imobiliária que esteja na negociação fará assessorado pelo jurídico, sempre.

Contrato de compra e venda de imóvel pode ser verbal?

Pergunta simples, mas boa para esclarecimentos. Nunca!!!

Como saber dono de imóvel?

VÁ até o Cartório de Registro de Imóveis de sua Cidade e solicite o registro de matrícula do imóvel em questão.

Quantos fiadores pode ter o contrato de locação?

Quantos necessários para fiança do valor da locação do imóvel imposta pelo proprietário, sendo em contrato apresentado a participação de cada um no valor da locação.

O contrato de compra e venda tem validade?

Sim, desde que devidamente assinado e registrado em cartório.

Que maneira posso fazer um contrato simples de aluguel?

Recomendo procurar um Corretor de Imóveis para orientação com a assessoria jurídica, parece simples fazer um "contrato de aluguel", mas não é.

Como fazer para alterar o valor do imóvel no Imposto de Renda?

De forma geral, o valor do imóvel declarado nunca deve ser alterado. Existem algumas situações que a legislação permite alterar o valor informado. Mas jamais atualize o valor do imóvel pelo valor de mercado, é bom sempre repetir o valor declarado do ano anterior. Como disse só atualize a menos que o imóvel tenha sofrido construção, reforma ou ampliação. Mas respondendo à sua pergunta, altere indo para ficha de "Bens e Direitos" e faça no item "imóvel", já declarado anteriormente, sua alteração.

Inquilino quer entregar imóvel sem avisar, está correto?

OlÁ! Tudo vai depender do que está previsto no contrato. Caso não tenha um contrato, podemos dizer que está correta a devolução do imóvel sem avisar. Isso, não estamos considerando o respeito ao proprietário. Mas em se tratando de uma locação com contrato, cremos se estiver previsto em contrato, o mesmo deverá cumprir, sujeito a multa, caso também haja previsão.

Como saber qual a largura do meu terreno?

OlÁ! Supostamente estamos pensando em um terreno de forma retangular. A medida de frente do terreno vizinho da esquerda com seu vizinho da direita, será a grosso modo a largura de seu terreno.

Como fazer para declarar a doação de um imóvel?

Supondo que você já tenha ido ao Cartório de Imóveis e já possua a Escritura do Imóvel com seu respectivo número de Matrícula. Já de posse deste documento, em sua Declaração, irá no Formulário de Bens e Direitos lançar os dados do imóvel, dados do doador e do recebedor e valor da doação.

A imobiliária pode colocar outro valor na escritura?

O valor deve ser o valor real de venda, inclusive com o valor financiado, isso implicaria no valor do ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imobiliário.

Como declarar apartamento e vaga de garagem no imposto de renda?

Na coluna de Bens e direitos, declarar o imóvel com seu respectivo número de matrícula e informar que o imóvel possui uma vaga na garagem. A questão pelo que não foi questionado mas pode implicar, é se esta vaga está sendo para uso próprio ou sendo locada.

Como eu posso fazer para declarar venda de imóvel no imposto de renda?

Informar os dados do imóvel vendido, supondo que tenha sido informado nos anos anteriores, dados do proprietário e do comprador no formulário de bens e direitos, informando valor de venda e forma de recebimento.

O que faço para declarar venda de imóvel no imposto de renda?

Olá! No Campo de "Bens e Direitos" deverá informar o imóvel, nº de matrícula, nome do comprador, CPF, forma de recebimento, financiado ou não e o valor vendido etc.

Qual é o prazo para declarar venda de imóvel com o cônjuge?

Olá! Deverá guardar todos os documentos de venda e no próximo ano, cada cônjuge declarar sua participação na venda do imóvel no campo de "bens e Direitos" de sua Declaração se fizerem declaração em separado, caso contrário, na Declaração do contribuinte principal informar o cõnjuge como dependente e declarar no Campo de "Bens e Direitos" à venda do imóvel, entendo que o regime de casamento é o de "comunhão parcial de bens".

Como alterar o valor do imóvel no Imposto de Renda?

Olá! Após enviado pra Receita Federal, somente fazendo uma Declaração Retificadora.

Como alugar apartamento sem fiador?

Olá! Sugiro caso seu cliente não possua fiador, sugira pra ele entrar em contato com uma Seguradora e compra o Seguro-Fiança.

6160 carlos-lima