Carina Petronilio

Carina Petronilio

25 Respostas

Agradecimentos: 1 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 2 (8%)

Participante desde: 10/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Carina Petronilio está entre os TOP 10 Síndicos Profissionais possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 25 respostas em nosso fórum.

comportamento e conduta de visitantes

Visitantes em condomínios. Devem respeitar as regras do local, que podem incluir horarios de visita e identificação na portaria.

visitantes

Em muitos condomínios com porteiro é necessário sim informar previamente a chegada de visitantes.

visitante pode estacionar dentro do condominio ?

Essa permissão varia de acordo com cada condomínio. A maioria não permite.

Posso guardar duas motos em uma vaga no condomínio?

Teoricamente sim, você poderá guardar a moto na vaga de condomínio. Contudo, isso dependerá também das normas estabelecidas no contrato que você fez com o condomínio, portanto é algo que precisará ser conversado com o sindico. Caso tenha uma regra que estabeleça que só poderá guardar uma moto por vaga, infelizmente você realmente não tem esse direito. Muito obrigada! =).

O que posso fazer com o imóvel depois de me divorciar?

Como você mesmo disse, você deixou para com que seu ex-cônjuge utilizasse o imóvel, mas se o imóvel realmente está no seu nome, qualquer ação feita sobre a residência deverá ter uma autorização sua. Caso você não queira mais que o seu ex-cônjuge esteja no ambiente, por exemplo, você tem todo o direito, tal como realizar vendas etc. Espero ter ajudado! =).

Quem pode administrar um condomínio?

Quem é responsável pela administração de um condomínio é o síndico, contudo, de acordo com a lei, qualquer pessoa pode se tornar um síndico, seja ela moradora ou não. Não há nenhum pré-requisito legal para exercer o cargo do síndico. Espero ter ajudado! =).

Preciso pagar pelo desmembramento do condomínio?

Depende muito. Geralmente a responsabilidade do pagamento é responsabilidade do proprietário do terreno. Contudo, se o desmembramento foi realizado para atender a um interesse dos condomínios, então os condomínios podem ser obrigados a pagar uma parte do valor. O jeito mais fácil de descobrir se você é obrigado ou não a pagar é conferindo a convenção condominial, na qual é um documento que estabelece as regras de convivência do condomínio. Caso não concorde com o valor ou a taxa em si, poderá estar contatando um advogado. Espero ter ajudado! =).

Quais são as funções de um síndico?

HÁ diversas funções de um síndico dentre o condomínio. Contudo, as principais são: - Representar o condomínio ativa e passivamente, judicial e - Cuidar da manutenção e conservação do condomínio. - Administrar o condomínio. - Promover a segurança no condomínio. - Convocar e presidir as assembleias de condomínio. - Prestar contas aos condomínios. Óbvio que varia de ambiente para ambiente, mas no geral é isso. Espero ter ajudado! =).

Qual é a carga horária de um zelador de condomínio?

A carga horária máxima de um zelador de condomínio é de 44 horas semanais, de acordo com a CLT. Em resumo, 8 horas diária, de segunda a sexta-feira, ou 6 horas de segunda a sábado. Contudo, não dá para se afirmar que essa regra estabelecida se encaixa em todos os contextos, é necessário conferir com o zelador a carga horária exata, que pode variar. Espero ter ajudado! =).

Posso usar a vaga privativa do condomínio livremente?

Isso depende muito do que seu contrato está especificando, mas geralmente caso esteja estipulado no contrato, você tem direito sim de utilizar a vaga privativa e a vaga é de propriedade sua. Mas na dúvida basta conferir com o próprio condomínio na qual você reside. Espero ter ajudado! =).

Como posso vender meu apartamento?

Para realizar a venda do apartamento, é recomendável que siga alguns passos que eu separei: - É necessário que tenha uma avaliação profissional para que determine o valor do imóvel. - Prepare o apartamento para que fique o mais adequado o possível na questão de organização. - É recomendável que anuncie o imóvel em portais ou faça um marketing sobre ele. O Imóvel Guide é um excelente portal para que você possa realizar este anúncio! =) - Arrume a documentação necessária do apartamento para que não haja complicações. - É necessário ter uma negociação flexível que auxilie os dois lados. - Certifique-se de que todas as etapas jurídicas estejam em dias.

Como faço para cancelar uma assembleia de condomínio?

Cancelar assembleia de condomínio requer uma atenção e se adequar aos regulamentos do próprio condomínio. Separei alguns procedimentos para o é necessário ver o regulamento e convenção interna do condomínio para entender as regras que governam o cancelamento do condomínio. É um procedimento que requer bastante atenção. Outro procedimento é ver se o condomínio tem uma justificativa válida para que possa estar realizando o cancelamento. É preciso informar com antecedência sobre o cancelamento para o condomínio. Lembre-se que é necessário sempre manter a transparência em todas essas questões! =).

De quem é a obrigação pelo reparo dessa ventoinha que fica do lado de fora?

Isso dependerá bastante dos regulamentos do condomínio, na qual é descrito com antecedência, mas em geral sempre é de responsabilidade do condomínio a manutenção de itens externos, a depender, claro, do contexto em que ocorreu a danificação da ventoinha.

Como saber se meu nome está cadastrado no minha casa minha vida?

Primeiramente, é necessário conferir em sites oficiais como o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Caixa Econônica Federal ou o próprio portal do Minha Casa Minha Vida. Há também a possibilidade de atendimento presencial, aonde você não pode esquecer das documentações, como RG e CPF e outros para verificação de cadastro.

Como conseguir achar o contrato do apartamento?

Há diversas opções em conseguir achar o contrato do apartamento. Estarei falando algumas delas: Primeiro e a mais óbvia é a busca em documentos físicos, realizando a busca aonde você geralmente coloca os seus documentos mais importantes. O segundo é através do contrato de corretor imobiliários caso você tenha realizado a compra com algum. Geralmente eles guardam consigo cópias que podem estar sendo fornecidas a você. O terceiro é através do contato com o condomínio, aonde eles também possuem cópias sobre o contrato e a documentação do apartamento. O quarto é através de Cartório de Registro de Imóveis, aonde você pode estar encontrando a documentação no estabelecimento. E a última opção é através de portais online, mais especificamente pela Central Nacional de Registradores, aonde terá o passo a passo no próprio portal. Essas são as opções que tenho para te recomendar, espero ter te ajudado! =).

Como saber o nome do proprietário do imóvel?

Geralmente se encontra essa informação na matrícula do imóvel ou pela certidão. Contudo, caso você ainda tenha dificuldades em encontrar essa informação é necessário ir até o Cartório de Registros de Imóvel ou fazer uma consulta de forma online no portal do Cartório, aonde geralmente cobre inúmeras regiões. Espero ter ajudado! =).

Como faço para passar o imóvel para o meu nome?

HÁ de se seguir alguns protocolos para realizar a transferência de imóvel no seu nome. A primeira etapa consiste em você entrar em acordo com o seu ex-cônjuge para que tenham um consenso em ambas as partes e com isso fazer um acordo por escrito. É recomendável também que vocês acionem um advogado para que possa aconselhar da melhor maneira possível os procedimentos. Em sequência, é necessário que você vá ao cartório de notas para que formalizem a sua transferência por meio de uma escritura pública. A escritura será realizada no Cartório de Registros de Imóveis. Caso tenha alguma pendência relacionadas a impostos ou dívidas semelhantes, é necessário quitar todas as dívidas para que os procedimentos anteriores sejam oficializados. Depois, basta atualizar os dados cadastrais do imóvel junto a prefeitura.

Como fazer uma convenção de condomínio?

Para fazer uma convenção, é necessário realizar uma constituição de um grupo de proprietários ou condomínios que tem em interesse em realizar a convenção. É importante também reunir informações cruciais do condomínio e contar com a presença profissional de um advogado. Quando tudo estiver nos conformes e apropriado para realizar a assembleia, procure marcar uma reunião com a assembleia geral de condomínios para apresentar a proposta. Espero ter ajudado! =).

O que faz o conselho fiscal do condomínio?

O conselho fiscal é responsável por cuidar de tarefas relacionadas a administração financeira, fiscalizar contas e despesas. Algumas dessas funções, mais especificamente, são: revisão de contas, verificação de documentação, relatórios de auditória, apresentação em assembleias, recomendações, zelo pelo cumprimento da convenção e regulamento e por fim resposta a perguntas relacionadas aos condomínios. Espero ter ajudado =).

quem paga a cota extra ? inquilino ou proprietário ?

Isso dependerá bastante do contrato de locação e as regras estabelecidas no condomínio, portanto apenas o contrato poderá sanar sua questão. Mas, na maioria dos casos, caso não seja de uso exclusivo, o inquilino será responsável por arcar com os custos. Espero ter ajudado! =).

34395 carina-petronilio