há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Posso vender um imóvel em qual esteja em nome do meu filho menor de idade?
Quero transferir um imóvel para meu filho ainda de menor, porém se eu precisar vender o mesmo tenho livre árbitro ou tenho que esperar meu filho ficar de maior ? Desde já agradeço.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Posso vender um imóvel em qual esteja em nome do meu filho menor de idade?
Quero transferir um imóvel para meu filho ainda de menor, porém se eu precisar vender o mesmo tenho livre árbitro ou tenho que esperar meu filho ficar de maior ? Desde já agradeço.
Respostas (9)
Só por meio de autorização judicial.
há 4 anos
Existe algumas complicações para você transferir para seu filho menor, uma delas é justamente que somente ele depois dos 18 anos pode vender, pois será dele e não mais seu. Outra é que se for seu único imóvel você só poderá transferir para ele com usufruto vitálicio para você, terceira é que você precisa fazer a doação para ele e pagar todos os impostos de transferencia.
há 4 anos
Pode.
há 4 anos
Se for feita a doação do imóvel ao seu filho, somente poderá ser vendido na maioridade dele e você poderá usufruir do imóvel caso inclua a informação usufruto vitalício na matricula do imóvel.
há 4 anos
TEM QUE SER MAIOR PARA VENDER.
há 4 anos
Ordem Judicial.
há 4 anos
Não.
há 3 anos
Uma vez registrado imóvel em nome do filho menor de idade, os pais não terão mais direito sobre o imóvel. Se precisarem vender a propriedade, somente conseguiram por meio de autorização judicial, em geral, o juiz concede o alvará quando comprovado que a venda suprirá as necessidades ou interesses do menor.
há 2 anos
Não, você não tem livre arbítrio com relação ao imóvel do seu filho, como responsável pelo menor, você precisará de autorização judicial expressa de um juiz autorizando a venda, para isso, você vai ter que manifestar o desejo de venda e justificar o motivo e causa para a venda, a casa não é sua é um bem dele para que no mínimo um teto ele tenha pra morar com você até ele ficar de maior.
Compartilhe esta Pergunta