Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que acontece quando o usufrutuário morre?

Meu pai comprou um terreno com minha irmã no nome dele, ele faleceu e continua no nome dele e da minha mãe, o neto quer tomar a outra parte usando uso campeão e possível?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

O que acontece quando o usufrutuário morre?

Meu pai comprou um terreno com minha irmã no nome dele, ele faleceu e continua no nome dele e da minha mãe, o neto quer tomar a outra parte usando uso campeão e possível?

Respostas (6)

há 3 anos

Quando ocorre o falecimento do(s) usufrutuário(s), devera a parte interessada encaminhar ao cartorio de registro a Certidão de Óbito original para que o mesmo promova a averbação junto a Matricula do Imovel, retirando assim a condição de Usufrutuário junto a respectivo imóvel. A partir deste ato fica o imovel livre de usufrutuários. Porém no caso acima, a situação é um pouco diferente, visto que se o pai possuía 50% do patrimônio em seu nome, devera ser feito o inventario da parte que cabia ao PAI, ficando 25% para a viuva meeira (se houver) e os demais 25% deverão ser divididos em partes iguais aos demais herdeiros, inclusive para a irmão que ja possui os outros 50%. Com relação ao "Usucapião", é necessario de mais informação para o levantamento de tal informação!
Lembrando que para dar entrada com o pedido de Usucaião é necessario preencher alguns pré requisitos.

Compartilhe esta Pergunta