Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como o terreno foi colocado em meu nome?

Estou pagando um terreno financiado desde 2014. Em 2016 recebi a informação por parte da loteadora, que haveria cobrança de IPTU, até aí tudo bem. Paguei o desse ano 2022, e recebi um email da loteadora, pra fazer a ( a troca da titularidade do terreno junto a prefeitura). Chegando na prefeitura, descobri que o iptu já estava no meu nome, desde 2016, e que pra fazer o pedido da troca de titularidade, eu teria que pagar COSIP ( QUE ESTA ATRASADO DESDE 2016 ) levei um susto R$ 2. 700. AÍ que está: não fui notificado da cobrança, e o que eu quero saber é o seguinte : como está no meu nome, na prefeitura ( sendo que eu não fiz a troca da titularidade para o mesmo ? ) isso que eu não estou entendendo. Fui no cartório e peguei a <a href="https://www.imovelguide.com.br/certidao/certidao-negativa" >certidão negativa</a> do lote ( o nome de registro é da loteadora até o momento ). O que pode ser feito nesee caso ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como o terreno foi colocado em meu nome?

Estou pagando um terreno financiado desde 2014. Em 2016 recebi a informação por parte da loteadora, que haveria cobrança de IPTU, até aí tudo bem. Paguei o desse ano 2022, e recebi um email da loteadora, pra fazer a ( a troca da titularidade do terreno junto a prefeitura). Chegando na prefeitura, descobri que o iptu já estava no meu nome, desde 2016, e que pra fazer o pedido da troca de titularidade, eu teria que pagar COSIP ( QUE ESTA ATRASADO DESDE 2016 ) levei um susto R$ 2. 700. AÍ que está: não fui notificado da cobrança, e o que eu quero saber é o seguinte : como está no meu nome, na prefeitura ( sendo que eu não fiz a troca da titularidade para o mesmo ? ) isso que eu não estou entendendo. Fui no cartório e peguei a certidão negativa do lote ( o nome de registro é da loteadora até o momento ). O que pode ser feito nesee caso ?

Respostas (8)

há 4 anos

Na hora que a Sra fez o financiamento e levado a registro, a alienação já sai no seu nome. Provavelmente o I PTU também tem débito desde 1916. Procure a prefeitura para negociar um parcelamento ou pagamento a vista com desconto. Alguns municipio oferecem descontos especiais em algum período do ano,.

há 4 anos

Normalmente constaria a loteadora como proprietária e você como adquirente, promitente compradora etc. . Mas essa situação lhe trás prejuízos eminente , e nesse caso se a loteadora não regularizar os débitos existentes , caberá a ação para exigir a regularização e até mesmo os eventuais prejuízos causados a você.

há 4 anos

Quando foi adquirido já deveriam ter orientado para pegar o contrato e ir até a prefeitura naquela data para fazer a alteração do IPTU, o lote ainda esta no nome da loteadora porque deve ter comprado parcelado, se foi a vista já deveriam ter passado a escritura direta para seu nome.

há 3 anos

Você deverá pagar o IPTU pois você tem a posse do lote devidamente documentado por um contrato de compra, portanto o IPTU e outros impostos deverão ser sempre cobrados do proprietário com a posse devidamente comprovada. Inclusive a compra do lote poderá ser registrado em cartório com seu nome na matrícula, informando o saldo devedor restante e o prazo de quitação, quando a mesma ocorrer é só ir ao cartório e retirar esse ônus definitivamente.

Compartilhe esta Pergunta