Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Gostaria de saber quem é o proprietário de um terreno, como posso prosseguir?

como posso descobrir , em nome de quem está o terreno , que até então eu achava que era em nome do meu avô , porém ele , minha avó , junto com meu pai e todos os irmãos estão falecidos . eu resido a 9 anos no local , porém meus dois irmãos e um primo que moram no mesmo terreno dizem que perdeu o documento do terreno .

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Gostaria de saber quem é o proprietário de um terreno, como posso prosseguir?

Como posso descobrir , em nome de quem está o terreno , que até então eu achava que era em nome do meu avô , porém ele , minha avó , junto com meu pai e todos os irmãos estão falecidos . eu resido a 9 anos no local , porém meus dois irmãos e um primo que moram no mesmo terreno dizem que perdeu o documento do terreno .

Respostas (5)

há 1 ano

Certidão de Matrícula no Cartório de Registro de Imóveis: A maneira mais confiável de verificar o proprietário de um terreno é solicitando uma certidão de matrícula no Cartório de Registro de Imóveis da sua região. Você pode fazer isso pessoalmente ou, em alguns casos, online. Informe o endereço completo do terreno ao cartório e peça a certidão. Ela conterá informações detalhadas sobre a propriedade, incluindo o nome do atual proprietário. Pesquisa Online (Se municípios oferecem serviços online para consulta de imóveis por endereço ou número de matrícula. Verifique se o seu município possui um sistema digital para pesquisar informações sobre propriedades. Escritura e Registro: A transferência de propriedade ocorre por meio do registro do título no cartório. A escritura pública é um dos títulos que possibilita essa transferência. Se houver uma escritura de compra e venda ou outro documento de transferência, verifique se foi registrada no Cartório de Registro de Imóveis. O nome do novo proprietário constará no registro. Atenção aos de que o fato de você residir no local não garante automaticamente a propriedade. Existem situações, como a do inquilino, em que alguém pode morar em um imóvel sem ser o proprietário. Se houver dúvidas ou disputas, consulte um advogado especializado em direito imobiliário para orientação específica ao seu caso. Regularização Documental: Se o documento do terreno foi perdido, é importante buscar a regularização. O cartório pode ajudar a verificar se há pendências ou se é necessário reconstituir os documentos.

Compartilhe esta Pergunta