portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Boa tarde! Tudo é questão de dialogar ou contratual.

há 2 anos

66

Paulo Rodrigues De Moura

imóvel guide usuário

Erika

Perguntador

há 2 anos

Inquilino pode usar aluguel adiantado para quitar dívidas?

Bom dia ! Gostaria também de saber se o locatário pode está usando o valor de entrada do imóvel para fazer o pagamento de algumas contas q ficou no imóvel ? Lembrando q quando o inquilino entrou no imóvel ele deixou 1 mês adiantado antes e entrar e no mês q foi pedido o imóvel foi pago o mês normal e ele saiu do imóvel na mesma data do mês seguinte. Ele está alegando e tem um mês comigo e q poderia usar esse dinheiro do mês para quitar os débitos, gostaria de informações se está correto ? Desde já agradeço !

Respostas (9)

Corretor de imóveis sem foto

Paulo Rodrigues De Moura

Corretor de imóveis

Respostas: 191

há 2 anos

Boa tarde! Tudo é questão de dialogar ou contratual.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Você é o locador certo. Ao entrar no imóvel o locatário(inquilino) pagou um aluguel a titulo de garantia contratual(caução em dinheiro). Esse valor fica com você e no final do contrato é devolvido ao inquilino no encerramento. Vocês podem acordar descontar deste valor qualquer débito que houver a ser pago pelo inquilino, de comum acordo. Em nenhuma hipótese você pode ficar com este dinheiro a não ser que o inquilino desocupe, á em bora e deixe dividas não pagas. Portanto a melhor maneira de verificar se esta correto é pelos recibos de aluguel. Se ele entrou e deu um mês de aluguel o recibo é de caução em garantia(art. 37 lei 8.245/91). Nessa situação no fim do mês ele pagou o aluguel referente ao mês que ele usou. Se esse valor não foi caução e sim pagamento do aluguel antes de usar o mês é diferente.

Corretor de imóveis sem foto

Joaquim Teixeira Lopes

Corretor de imóveis

Respostas: 8

há 2 anos

Sim procede, pois o mês adiantado caso ele não tenha feito havarias no imóvel ou não tivesse contas a quitar teria que lhe ser devolvido esse valor do mês adiantado.

Faça uma nova pergunta: