Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Chacara para temporada, contrato não assinado, tem validade ?

Tenho uma chacara para temporada. Aluguei para a cliente, a mesma visitou, foi embora e depois quis fechar a locação. Pediu minha conta para efetuar o valor da reserva que era 50% do valor total da locação. Assim que caiu o Pix, enviei com os dados dela, o contrato de locação. Após 5 dias que enviei o contrato, a locatária ainda não havia assinado o contrato e me mandou mensagem falando que havia morrido um parente da família, e que ela precisaria cancelar a locação e queria seu valor de volta (50% do valor ). Informei que conforme contrato enviado a 5 dias atrás, não seria posssivel devolver o valor, pois faltava 8 dias para a locação, e eu não conseguiria alugar a tempo para outro cliente. A mesma disse que não assinou o contrato e por isso, não era válido meu contrato de locação, e q eu era obrigada a devolver o valor pago. Sou obrigada a devolver o valor para o locatário ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Chacara para temporada, contrato não assinado, tem validade ?

Tenho uma chacara para temporada. Aluguei para a cliente, a mesma visitou, foi embora e depois quis fechar a locação. Pediu minha conta para efetuar o valor da reserva que era 50% do valor total da locação. Assim que caiu o Pix, enviei com os dados dela, o contrato de locação. Após 5 dias que enviei o contrato, a locatária ainda não havia assinado o contrato e me mandou mensagem falando que havia morrido um parente da família, e que ela precisaria cancelar a locação e queria seu valor de volta (50% do valor ). Informei que conforme contrato enviado a 5 dias atrás, não seria posssivel devolver o valor, pois faltava 8 dias para a locação, e eu não conseguiria alugar a tempo para outro cliente. A mesma disse que não assinou o contrato e por isso, não era válido meu contrato de locação, e q eu era obrigada a devolver o valor pago. Sou obrigada a devolver o valor para o locatário ?

Respostas (8)

há 3 anos

É exigido por lei que exista uma formalidade para a validação desse aluguel, ou seja, precisa ter um contrato de locação. O contrato de locação possui forma livre, não dependendo de qualquer formalidade para que tenha validade.

há 3 anos

Você há de entender, que ninguém avisa quando vai morrer, certo ! Neste caso a Inquilina tem um Motivo de Força Maior, independentemente de você não ter mais tempo hábil para uma nova Locação, você não deve reter o valor dado como Reserva! Você deve devolver o valor sim para esta pessoa, esta é a atitude mais correta e de uma pessoa de Caráter! Não creio que vale apena você ficar com este dinheiro, nestas circunstancias! Inclusive você além de ganhar uma Cliente, vai adquirir respeito!

Compartilhe esta Pergunta