portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

VOCÊ VAI ATÉ A PREFEITURA LOCAL QUE LÁ ELES LHE ORIENTAM !

há 1 ano

19

Zafir Russo

imóvel guide usuário

Alexandre

Perguntador

há 1 ano

Como passar o IPTU residencial para comercial?

Boa tarde pessoal, Estou com planos para abrir uma pequena loja de vinhos em SP (coisa bem pequena, itens de pequenos produtores, etc). Estava vendo de alugar um sobrado e morar na parte de cima e fazer a loja na sala, embaixo. Encontrei um lugar e o proprietário aceitou alugar dessa forma sem problemas, e chegou até a redigir o contrato junto à imobiliária. No contrato, está escrito claramente que a locação é destinada a uso comercial para comércio de vinhos. PorÉm, fui perguntar a respeito do IPTU e descobri que ele está cadastrado como uso residêncial. O imóvel está localizado numa área de zoneamento de uso misto (existem vários outros comércios na mesma rua). Eu teria algum problema para abrir a empresa? Achei estranho pois o proprietário nem me falou nada sobre o IPTU, e descobri que havia uma clínica veterinária antes no mesmo imóvel (com recepção e sala de espera).

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Zafir Russo

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 7.440

há 1 ano

VOCÊ VAI ATÉ A PREFEITURA LOCAL QUE LÁ ELES LHE ORIENTAM !

Corretor de imóveis

Habitelar Negócios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 2.059

há 1 ano

Proprietário Terá que ir à prefeitura e pedir atualização da do IPTU zona Residencial para comercial.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.523

há 1 ano

Precisa ver a viabilidade na prefeitura da sua cidade, já procurou um contador?

Corretor de imóveis

Antonio Carlos Verrone

Corretor de imóveis

Respostas: 24

há 1 ano

Para transferir um Imóvel de Residencial para Comercial, verifique, antes, se a Prefeitura permite imóveis comerciais na região. A alteração deve ser regularizada na Prefeitura pois em algumas regiões o IPTU pode ser diferente para cada tipo de Imóvel. Se houver também alteração física do Imóvel, essa deve ser aprovada pela Prefeitura para que o imóvel receba o habite-se com carcterização de comercio.

Corretor de imóveis sem foto

Ana Paula

Corretor de imóveis

Respostas: 168

há 1 ano

Boa tarde! Sobre o IPTU você pode ficar tranquila,porque não tem como passar o IPTU para comercial sabendo que você fez uma locação de casa residencial, é o terreno não e desmembrado,você pode trabalhar normalmente pagando o seu aluguel e o IPTU só rê o imóvel locado que e residencial.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 1 ano

Requerer à parte interessada a autoridade municipal via processo , conforme operacional da prefeitura/secretaria. Geralmente o ideal é ter clausula no contrato locativo transferindo o ônus desse processo ao locatário (inquilino) afinal é ele quem tem interesse em transformar o IPTU do imóvel , arcando inclusive com a eventual negativa e custos dessa tentativa originada pelo ato.

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.054

há 8 meses

Primeiro saber se a prefeitura permite passar residêncial para comercial.

Faça uma nova pergunta: