portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

6

Por lei uma pessoa apenas pode dispor de 50% do seu patrimônio, ficando os 50% restantes para os herdeiros necessários. E os herdeiros necessários da sua avó são os dois filhos dela. Se esses filhos já forem falecidos os filhos deles (netos da sua avó) herdam por representação. Vamos supor que os únicos herdeiros de sua avó sejam realmente você e seu primo. Sua avó doa 50% da casa para você e você herda 25% da metade reservada aos dois herdeiros. A casa será 75% sua e 25% do seu primo.

há 1 ano

32

Alvim Leste Imóveis

imóvel guide usuário

Rui

Perguntador

há 1 ano

Podem me tomar a casa de minha avó?

O problema é o seguinte. Minha avó teve 2 filhos, meu pai e meu tio, hoje só tem 2 netos, eu e o filho de meu tio Ela não está bem de saúde ultimamente e infelizmente somos obrigados a pensar nessas coisas Ela gostaria de deixar sua unica casa pra mim, primeiro porque vivemos juntos ha mais de 40 anos ela me criou, segundo por eu ter vários problemas de saúde tanto psicologicos como físicos, não posso trabalhar fora e muito menos me porque o outro neto dela ja tem um imóvel doado pela mae dele que também possui imóveis, ou seja ele tem até como escolher onde viver nosso medo é que se o pior aconteça, meu primo queira exigir herança da casa de minha avó ou até me jogue na rua, nesse caso por eu ter vários problemas de saúde e não poder me sustentar, ela poderia me doar a casa em vida ou testamento ou somos obrigados a dividir?

Respostas (6)

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.597

há 1 ano

Por lei uma pessoa apenas pode dispor de 50% do seu patrimônio, ficando os 50% restantes para os herdeiros necessários. E os herdeiros necessários da sua avó são os dois filhos dela. Se esses filhos já forem falecidos os filhos deles (netos da sua avó) herdam por representação. Vamos supor que os únicos herdeiros de sua avó sejam realmente você e seu primo. Sua avó doa 50% da casa para você e você herda 25% da metade reservada aos dois herdeiros. A casa será 75% sua e 25% do seu primo.

Corretor de imóveis

Marcos Soares

Corretor de imóveis

Respostas: 3

há 1 ano

Gostaria de contratar um plano de destaque de anúncios. Por gentileza, passa um contato ou me liga (11)904702-8307 (Marcos).

Corretor de imóveis

Zuleide Thiesen

Corretor de imóveis

Respostas: 1.375

há 1 ano

Sua Vo tem herdeiros seu pai e seu tio, que são os filhos, ela sendo idosa não pode doar devido a idade creio eu que já deve ter mais de 70 anos, então ao falecer seu primo é herdeiro legitimo igualmente vc. Quando vc e seu primo herdar, ele pode lhe dar a casa se for maior de 21 anos. Sendo assim o imóvel é 50% de cada um, pós morte de sua vo.

Corretor de imóveis

Grasi

Corretor de imóveis

Respostas: 116

há 1 ano

Poderá fazer doação em vida com usos e frutos em nome da Avó.

Corretor de imóveis

Lúcia Patriota

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 415

há 1 ano

Nesse caso ela pode fazer a doação do imóvel a você, desde que o seu primo autorize, abrindo mão de sua parte na herança. O fato de você cuidar de sua avó não dá a você mais ou menos direitos. Ele não poderá te "jogar" na rua. O que vocês podem fazer em comum acordo é ele abrir mão ou no futuro venderem o imóvel e dividirem o valor em partes iguais entre os herdeiros após fazer o inventário. Lembrando que não existem herdeiros de pessoas vivas.

Corretor de imóveis

Abravanel

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 2.418

há 1 ano

- Ele pode efetuar a doação de 50 % do bem para quem ele desejar.

Faça uma nova pergunta: