Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Consigo regularizar um imóvel que moro a mais de 20 anos?

Eu e meu esposo moramos em um apartamento a mais de 20 anos, minha sogra na época, comprou de boca do Fulano, enfim, o único documento que temos é o contrato de gaveta que o fulano comprou do ciclano, a uns 15 anos atrás fui tentar achar o ciclano que comprou da caixa econômica ( sem sucesso) aí fui até uma agência da Caixa econômica para tentar regularizar as dívidas, pois na época descobri que o apartamento tinha, inclusive o condomínio, que paguei aos poucos todos os condomínios em atraso, tem uns 5 anos que quitei toda dívida do condomínio, e queria também pagar as prestações e regularizar o imóvel, mais no banco descobri que a construtora decretou falência e que não tinha como regularizar e que a qualquer momento poderíamos perder o imóvel, essa semana a nova administradora do condomínio pediu a todos que informasse por escrito ( preencher o formulário) com os dados do proprietário ( comprovando com documentação) e dos inquilinos se houvesse. Pago o condomínio em dia r$ 400, 00, regularizei toda dívida do condomínio, e quero regularizar o imóvel. O que devo fazer? Será que eu consigo?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Consigo regularizar um imóvel que moro a mais de 20 anos?

Eu e meu esposo moramos em um apartamento a mais de 20 anos, minha sogra na época, comprou de boca do Fulano, enfim, o único documento que temos é o contrato de gaveta que o fulano comprou do ciclano, a uns 15 anos atrás fui tentar achar o ciclano que comprou da caixa econômica ( sem sucesso) aí fui até uma agência da Caixa econômica para tentar regularizar as dívidas, pois na época descobri que o apartamento tinha, inclusive o condomínio, que paguei aos poucos todos os condomínios em atraso, tem uns 5 anos que quitei toda dívida do condomínio, e queria também pagar as prestações e regularizar o imóvel, mais no banco descobri que a construtora decretou falência e que não tinha como regularizar e que a qualquer momento poderíamos perder o imóvel, essa semana a nova administradora do condomínio pediu a todos que informasse por escrito ( preencher o formulário) com os dados do proprietário ( comprovando com documentação) e dos inquilinos se houvesse. Pago o condomínio em dia r$ 400, 00, regularizei toda dívida do condomínio, e quero regularizar o imóvel. O que devo fazer? Será que eu consigo?

Respostas (6)

há 3 anos

Primeiramente contratar um advogado , a Duclass dispõe de um departamento jurídico especializado em direito imobiliário , onde atuamos com regularização de imóveis. Você tem algumas formas jurídicas para regularizar , como o reurb ou usucapião , o ideal é ter uma análise do seu caso em especifico, para orientar o melhor caminho jurídico a tomar.

há 3 anos

Você realmente precisa levar essa documentação à analise de um advogado. Numa situação normal 20 anos seria prazo suficiente para usucapião porém se o imóvel pertence a uma massa falida talvez esteja arrolado no patrimônio dela e já haja oposição à posse. Ou quem sabe dívida de IPTU?

Consulte urgente um advogado, ok? Cedo ou tarde você terá que enfrentar isso. Se couber usucapião pode ser extrajudicial, o que demora poucos meses, mas continua sendo uma ação cara.

Compartilhe esta Pergunta