Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como fazer calculo do IPTU do Inquilino?

Moro em uma casa, em um terreno com 3 casas, e o filho do dono mora em cima, uma construção que pega todas as 3 casas. Gostaria que me informassem como é calculado o IPTU pois estou achando um valor bem alto para uma casa de 60m (a minha), sem garagem, de 1 dormitorio. O valor mensal do IPTU é de R$ 99, 90 Agradeço. Tenho como saber sobre isso na Prefeitura.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como fazer calculo do IPTU do Inquilino?

Moro em uma casa, em um terreno com 3 casas, e o filho do dono mora em cima, uma construção que pega todas as 3 casas. Gostaria que me informassem como é calculado o IPTU pois estou achando um valor bem alto para uma casa de 60m (a minha), sem garagem, de 1 dormitorio. O valor mensal do IPTU é de R$ 99, 90 Agradeço. Tenho como saber sobre isso na Prefeitura.

Respostas (8)

há 3 anos

Meu amigo(a),
Você precisaria obter na prefeitura o valor integral do IPTU do imóvel onde mora. Tem que saber se o IPTU cobrado já é da unidade que você ocupa ou se é referente a todo o imóvel com as 3 unidades cobradas como uma só. Se o caso for das 3 unidades cobradas como uma só, acredito que o razoável seria calcular proporcionalmente à área de cada unidade. Supondo que as 3 unidades tivessem áreas iguais, e seu IPTU é de R$99,90/mês, o IPTU mensal que constará na prefeitura será de R$ 299,70. Se as áreas forem desiguais, seria aceitável usar uma proporção, ou seja a unidade de maior área pagaria proporcionalmente a maior parte do IPTU e a unidade de menor área pagaria a menor parte desse IPTU. Primeiro passo seria pesquisar na prefeitura como ele é cobrado. Algumas prefeituras, como a de Campina/SP, permitem essa pesquisa on line. Consulte a sua. Marcelo C Domingues.

Compartilhe esta Pergunta