Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Podem cobrar reajuste após o encerramento do contrato?

O contrato do imóvel que eu alugava terminou e eu até já mudei para outro imóvel, nesses 30 meses de contrato a imobiliária nunca pediram reajuste, e agora que tem que devolver o valor do caução eles alegam que tem que fazer o calculo dos meses com valores reajustados para descontar do caução, podem fazer isso?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Podem cobrar reajuste após o encerramento do contrato?

O contrato do imóvel que eu alugava terminou e eu até já mudei para outro imóvel, nesses 30 meses de contrato a imobiliária nunca pediram reajuste, e agora que tem que devolver o valor do caução eles alegam que tem que fazer o calculo dos meses com valores reajustados para descontar do caução, podem fazer isso?

Respostas (8)

há 4 anos

Não, o valor do reajuste é anual se não foi feito durante a vigência do contrato não pode mais fazer e o valor da caução deve ser pago integralmente e com correção monetária do tempo em que ficou parado corrigindo.

há 4 anos

Ilegal. Se o reajuste não é aplicado na data correta, ele pode ser aplicado posteriormente, somando os índices, mas somente vai incidir sobre os alugueis futuros, nunca retroativo. Os que já foram pagos na época em que deveria ter ocorrido o reajuste não pode, sob risco de enriquecimento ilícito do locador. Não pague. Como você está desocupando o reajuste não pode ocorrer porque não haverá alugueis futuros. Se fosse continuar no imóvel, somaria-se o índice de cada ano e aplicaria sob aos futuros. Uma rápida busca na internet e você terá as decisões e jurisprudência dos tribunais.

Compartilhe esta Pergunta