Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que fazer se a imobiliária entrega o imóvel com problemas?

Boa noite! Sou locadora de um imóvel no interior, em maio/2020 houve a rescisão contratual, ocasião em que a imobiliária por mim contratada garantiu que havia feito a devida vistoria no término do contrato. AtÉ o presente momento meu imóvel não foi alugado, então resolvi comparecer na cidade e ao pegar as chaves com a imobiliária, fui surpreendida pois a casa não havia sido deixada conforme foi entregue, todas as janelas com peças faltando, instalações de ganchos com furo no teto, azulejos do banheiro faltando, até um horrível buraco em um dos quartos referentes à instalação de ar condicionado. Procurei a imobiliária me disse que não tem mais como cobrar do ex inquilino e fiador. Ocorre que confiei meu imóvel à imobiliária, então entendo que por falta da devida vistoria o ônus seja dela, estou certa? Gostaria de alguma lei que ampare meu direito. Grata desde já.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O que fazer se a imobiliária entrega o imóvel com problemas?

Boa noite! Sou locadora de um imóvel no interior, em maio/2020 houve a rescisão contratual, ocasião em que a imobiliária por mim contratada garantiu que havia feito a devida vistoria no término do contrato. AtÉ o presente momento meu imóvel não foi alugado, então resolvi comparecer na cidade e ao pegar as chaves com a imobiliária, fui surpreendida pois a casa não havia sido deixada conforme foi entregue, todas as janelas com peças faltando, instalações de ganchos com furo no teto, azulejos do banheiro faltando, até um horrível buraco em um dos quartos referentes à instalação de ar condicionado. Procurei a imobiliária me disse que não tem mais como cobrar do ex inquilino e fiador. Ocorre que confiei meu imóvel à imobiliária, então entendo que por falta da devida vistoria o ônus seja dela, estou certa? Gostaria de alguma lei que ampare meu direito. Grata desde já.

Respostas (7)

há 4 anos

A imobiliária responde por qualquer prejuizo do locador em que houver má prestação de serviço. Ao entregar seu imóvel para a imobiliária vocês fizeram a primeira vistoria inicial que atestou as condições em que o mesmo foi entregue. Salvo os desgastes do tempo, o restante deveria ter sido exigido dos inquilinos. Eu entendo que a imobiliária responde pelo teu prejuizo em repor o imóvel nas mesmas condições iniciais se falhou na vistoria final. Lei 6.530 artigo 20. Não esqueça que imóvel se desgasta com o tempo é também é dever do proprietário mantê-lo em perfeitas condições com instalações elétricas adequadas, hidráulica em perfeito estado, controle de pragas, etc. A imobiliária deve te prestar contas das locações que realizou em teu imóvel. Solicite copia da pasta que a imobiliária tem com todas as locações do teu imóvel e demais documentações. Ela irá tirar copia autenticada de todos os documentos e te entregar os originais.

há 4 anos

A senhora fez a vistoria junto com um representante da imobiliária quando da contratação dos serviços? Do contrario, legalmente fica difícil comprovar que estava tudo em ordem. Caso não tenha feito, o ideal é tentar um acordo para a solução do problema de forma amigável.

há 3 anos

Você pode contratar um advogado para cobrar a imobiliária reparar os danos feito ao seu imóvel, não adianta cobrar o ex inquilino porque quem tinha que cobrar isso era a própria imobiliária mas como não foi feito isso agora a imobiliária terá que arcar.

há 2 anos

Primeiro há que se considerar se a imobiliária era responsável pela administração do contrato e se foi feito laudo de vistoria para entrada do locatário. Se, sim, e comprovada a inércia da imobiliária, que por último causou os prejuízos apontados, cabe a reparação do dano por acordo ou via judicial.

Compartilhe esta Pergunta