Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quais os próximos passos para a aquisição de um imóvel?

Pessoal, estou realizando a compra de um apartamento em Santo André-SP e o banco acabou de me enviar o contrato do financiamento do imóvel. Poderiam por favor me ajudar com os próximos passos? Entendo que preciso emitir a guia do itbi e em sequência ir no cartório de imóveis com o contrato do financiamento assinado para realizar o registro.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Quais os próximos passos para a aquisição de um imóvel?

Pessoal, estou realizando a compra de um apartamento em Santo André-SP e o banco acabou de me enviar o contrato do financiamento do imóvel. Poderiam por favor me ajudar com os próximos passos? Entendo que preciso emitir a guia do itbi e em sequência ir no cartório de imóveis com o contrato do financiamento assinado para realizar o registro.

Respostas (7)

há 4 anos

Você deverá colher todas as assinaturas e rubricas, em todas as vias do contrato (inclusive a assinatura do banco, caso não tenha vindo assinado). Emite a guia do ITBI, efetua o pagamento e leva ambos (contrato e pagamento do ITBI) ao cartório de Registro de Imóveis, o qual pertence o imóvel.

há 4 anos

Emitir a Guia do ITBI pagar o mesmo, Levar o contrato do banco financiadorao cartório de registro de imóveis para averbar na mátricula do imóvel o contrato de Alienação Fiducíaria juntamente com a Gua do ITBI paga para que façam o devido registro.

há 4 anos

Exatamente isso, entrar no site da prefeitura, colocar todas informações necessárias que o site for pedindo, emitir a guia, efetuar o pagamento, juntar as vias do contrato fornecidas pelo banco, espelho do IPTU 2021,certidão negativa de débitos emitida pela prefeitura, declaração se é ou não o primeiro imóvel (esta declaração você acha no próprio site do cartório de registro de imóvel competente). Aconselho antes de levar ao cartório, ligar para confirmar se não falta mais nada, cada cartório tem suas particularidades, assim você evita que o processo seja devolvido com alguma exigência e tenha que dar entrada novamente.

há 2 anos

Seu raciocínio está correto, basta certificar-se que todas as vias do contrato estão devidamente rubricadas, e já com as assinaturas das partes. Depois do registro no cartório você recebe uma certidão atualizada da matricula do imóvel, que deve ser enviada ao banco para que se efetive a liberação dos valores do financiamento para o vendedor.

Compartilhe esta Pergunta