Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Os proprietários de lote desmembrado precisam tirar escritura antes de vender?

Olá! Tenho uma dúvida sobre venda e escritura de imóveis! Meus pais compraram metade de um lote e o desdobro foi feito na prefeitura, porém nenhum dos donos desses lotes tem escritura! Caso uma das partes queira vender é preciso tirar a escritura! Minha dúvida é: ambos os proprietárias precisam tirar a escritura para uma das partes vender o imóvel? Ou se apenas a pessoa que quer vender seu terreno preciso da escritura? Estou com essa dúvida, se puderem me responder serei muito grato.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Os proprietários de lote desmembrado precisam tirar escritura antes de vender?

Olá! Tenho uma dúvida sobre venda e escritura de imóveis! Meus pais compraram metade de um lote e o desdobro foi feito na prefeitura, porém nenhum dos donos desses lotes tem escritura! Caso uma das partes queira vender é preciso tirar a escritura! Minha dúvida é: ambos os proprietárias precisam tirar a escritura para uma das partes vender o imóvel? Ou se apenas a pessoa que quer vender seu terreno preciso da escritura? Estou com essa dúvida, se puderem me responder serei muito grato.

Respostas (7)

há 4 anos

Estamos falando em propriedade em condomínio ou coopropriedade aonde cada um tem percentual do terreno, aonde não se esta definido a que parte corresponde a este percentual. Ao dar entrada no cartório de registro com a documentação de desdobro aprovada pela Prefeitura o cartório irá providenciar a divisão aonde cada irmão ficara com 50% do lote gerado. Isto significa dizer que os 2 irmãos ainda continuam sendo proprietários dos lotes gerados. Para que isto não ocorra é preciso que após a autorização de desdobro pela Prefeitura procurem um tabelionado de notas e façam um "Escritura Pública de Divisão Amigável", aonde ficará determinado que cada lote pertencerá a um único irmão.

Compartilhe esta Pergunta