Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Uma imobiliária apresentou o cliente, mas uma segunda fechou negócio.

Meu apartamento está anunciado para venda em várias imobiliárias sem exclusividade. Recebi uma visita de uma imobiliária com uma corretora que só fez ficar ao celular e me pediu para mostrar o apartamento. Assim o fiz com muito prazer. Pouco depois, recebi uma proposta um pouco fora do que estava anunciado e falei com o gerente de vendas da imobiliária a minha real situação. Alguns minutos depois, entrou em contato comigo uma corretora de outra imobiliária a pedido deste comprador para tentar negociar a venda do apartamento. Expliquei que a outra imobiliária havia me apresentado o comprador e ela me informou que ele tem o direito de escolher por quem quer ser atendido. Enfim, esta última corretora foi mais flexível no valor de corretagem e conseguiu negociar um valor que ficasse bom para as 3 partes, enquanto a primeira imobiliária não foi mais a fundo na negociação e o cliente já a descartou. Acredito que eu não possa fechar o negócio com esta segunda corretora, certo? Alguém tem uma orientação para me dar? O que posso fazer neste caso?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Uma imobiliária apresentou o cliente, mas uma segunda fechou negócio.

Meu apartamento está anunciado para venda em várias imobiliárias sem exclusividade. Recebi uma visita de uma imobiliária com uma corretora que só fez ficar ao celular e me pediu para mostrar o apartamento. Assim o fiz com muito prazer. Pouco depois, recebi uma proposta um pouco fora do que estava anunciado e falei com o gerente de vendas da imobiliária a minha real situação. Alguns minutos depois, entrou em contato comigo uma corretora de outra imobiliária a pedido deste comprador para tentar negociar a venda do apartamento. Expliquei que a outra imobiliária havia me apresentado o comprador e ela me informou que ele tem o direito de escolher por quem quer ser atendido. Enfim, esta última corretora foi mais flexível no valor de corretagem e conseguiu negociar um valor que ficasse bom para as 3 partes, enquanto a primeira imobiliária não foi mais a fundo na negociação e o cliente já a descartou. Acredito que eu não possa fechar o negócio com esta segunda corretora, certo? Alguém tem uma orientação para me dar? O que posso fazer neste caso?

Respostas (9)

há 4 anos

O interessado não gostou do atendimento da primeira imobiliária e tem o direito de escolher com quem quer ser atendido. Você como vendedor deveria por escrito ter reclamado do atendimento da Corretora o que faria prova suficiente de que não estava sendo prestado bom serviço. Seguir adiante com outro profissional vai acabar me ação judicial da primeira pedindo a comissão. O comprador nada vai perder porque pode escolher, mas você pode sim responder pela comissão. Cabeça de juiz ninguém sabe como vai decidir. Quando a prestação de serviço é ruim, se justifica, mas quando ocorre redução de valores é diferente. Você autoriza a primeira a vender por 10 e fecha com a segundo por 7. Será levado em consideração.

há 4 anos

Com certeza está certo. O direito a comissão é do profissional que acompanha a negociação até o seu final intermediando o melhor para as partes, quando de uma parceria entre corretores a divisão pode ser feita entre eles , quaando assim conbinado e não envolvendo o vendedor.

há 2 anos

Situação delicada, pois permite uma série de considerações. O segundo corretor pode ser "acusado" de desviar o interessado que já vinha sendo atendido por outro corretor. O Primeiro pode ser "acusado" de agir com negligência, ao não buscar alternativas para a conclusão da negociação. Aqui colocamos um outro ingrediente, O Código civil estabelece em seu art.728. "Se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário. " Opinião pessoal. Proponha aos corretores que entrem em acordo para a divisão da comissão, e faça constar do contrato de compra e venda a forma em que foi acordada a divisão da comissão.

Compartilhe esta Pergunta