Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que fazer quando inquilino não paga aluguel?

Tenho como fazer algo além de despejar? Posso protestar?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

O que fazer quando inquilino não paga aluguel?

Tenho como fazer algo além de despejar? Posso protestar?

Respostas (6)

Usuário com plano ativo

há 1 ano

É possível fazer uma notificação extra-judicial e também o protesto do título não pago em cartório, serioam duas formas de coação indireta. Caso permaneça inadimplente por mais de 30 dias, a ação adequada é a de despejo.

há 9 meses

Sim, você tem alternativas além do despejo e protestar o contrato de aluguel é uma delas, desde que alguns requisitos sejam atendidos. Vamos por partes: Alternativas ao despejo imediato - Negociação direta: Tente um acordo com o inquilino, como parcelamento da dívida ou prorrogação do prazo. - Notificação extrajudicial: Envie uma carta formal cobrando o valor devido e dando prazo para pagamento. - Ação de cobrança judicial: Você pode cobrar os valores em juízo sem pedir o despejo. - Protesto do contrato: Se o contrato for escrito, com cláusulas claras sobre valores e vencimentos, ele pode ser protestado em cartório. Como funciona o protesto - O contrato precisa ser certo, líquido e exigível ou seja, os valores devem estar claramente definidos. - É necessário apresentar o contrato original ou cópia autenticada e uma planilha com os valores devidos. - O protesto pode incluir aluguéis, condomínio, IPTU e contas de consumo, desde que esteja previsto no contrato. - O nome do inquilino pode ser negativado, o que afeta seu crédito e pode incentivá-lo a quitar a dívida. Cuidados importantes - Certifique-se de que a dívida está realmente em aberto. - Envie uma notificação formal antes de protestar ou negativar. - Evite protestar valores que não estejam no contrato ou que estejam sendo discutidos judicialmente. Se precisar de ajuda entre em contato com BOOM IMOBILIÁRIA.

Compartilhe esta Pergunta