Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Qual órgão responsável eu devo procurar para conseguir legalização e documentação ?

Estou interessada em um lote vago no meu bairro, é um matagal , a rua em questão não tem nem logradouro .

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Qual órgão responsável eu devo procurar para conseguir legalização e documentação ?

Estou interessada em um lote vago no meu bairro, é um matagal , a rua em questão não tem nem logradouro.

Respostas (8)

há 1 ano

Para conseguir legalização e documentação de um imóvel em um terreno sem logradouro em um bairro especifico você pode precisar lidar com várias autoridades e órgãos responsáveis, Já que a situação e bastante complexa Aqui estão algumas sugestões de órgãos e autoridades que você pode precisar contatar: 1. Prefeitura Municipal: A prefeitura é responsável por questões de ordenamento territorial e urbanístico. Eles podem fornecer informações sobre a situação legal do terreno, bem como os requisitos para regularização e documentação.2. Secretaria de Habitação ou de Planejamento Urbano: Esses órgãos costumam lidar com questões relacionadas a regularização de imóveis e terrenos. Eles podem fornecer orientações sobre como proceder para regularizar a situação do terreno.3. CartÓrio de Registro de Imóveis: O cartório é responsável por registrar a propriedade dos imóveis. Eles podem ajudar a verificar a situação do terreno em questão e orientar sobre os documentos necessários para regularização.4. Secretaria de Meio Ambiente: Se o terreno em questão for coberto por matagal, é possível que haja questões ambientais a serem consideradas. A secretaria de meio ambiente pode fornecer orientações sobre a regularização ambiental do terren.

há 1 ano

Para legalizar e documentar um lote vago, especialmente em uma área sem logradouro, você precisará lidar com vários órgãos e seguir alguns passos Municipal: A prefeitura é o primeiro órgão a ser consultado. Eles são responsáveis pelo ordenamento territorial e urbanístico. Você pode obter informações sobre a situação legal do terreno e os requisitos para regularização e documentação. Secretaria de Habitação ou de Planejamento Urbano: Esses órgãos lidam com questões relacionadas à regularização de imóveis e terrenos. Eles podem fornecer orientações sobre como proceder para regularizar a situação do terreno. CartÓrio de Registro de Imóveis: O cartório é responsável por registrar a propriedade dos imóveis. Eles podem ajudar a verificar a situação do terreno e orientar sobre os documentos necessários para a regularização. Secretaria de Meio Ambiente: Se o terreno for coberto por matagal, pode haver questões ambientais a serem consideradas. A secretaria de meio ambiente pode fornecer orientações sobre a regularização ambiental do terreno1. Consulta de Viabilidade: Realize uma consulta de viabilidade na prefeitura para definir as diretrizes para uso do solo, traçado dos lotes, sistema viário, espaços livres e áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário2. Projeto de Loteamento: Submeta um projeto de loteamento para aprovação do poder público municipal. Isso inclui a elaboração de novas plantas, projetos de infraestrutura e outros documentos exigidos pelas autoridades competentes2. Obtenção de Aprovações: Após a submissão do projeto, obtenha as aprovações necessárias das autoridades municipais e estaduais, incluindo licenças ambientais e urbanísticas2. Registro Imobiliário: Após a aprovação do projeto, registre todos os documentos relacionados ao loteamento no cartório de registro de imóveis2. Recomendo que você consulte um advogado especializado em direito imobiliário para garantir que todos os passos sejam seguidos corretamente e que seus direitos sejam protegidos.

Compartilhe esta Pergunta