Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona o processo de usucapião?

pai alugou imóvel comercial sem contrato em janeiro e faleceu em fevereiro / 2023 . na hora de fazermos o inventario verificamos q o imóvel não tem registro na prefeitura e não encontramos contrato de compra e venda , sendo possível a posse só com usucapião , porém , entramos em contato com o inquilino para q assine o contrato de locação para formalizar o mesmo mas ele enrola e não assina . está pagando o aluguel em minha conta bancária , porém , as vezes , atrasa e não se justifica . consultei um advogado ele disse q não dá para despeja - lo pq não tem nada q comprove q o imóvel era do meu pai e consequentemente nosso agora . como devo proceder ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Como funciona o processo de usucapião?

Pai alugou imóvel comercial sem contrato em janeiro e faleceu em fevereiro / 2023 . na hora de fazermos o inventario verificamos q o imóvel não tem registro na prefeitura e não encontramos contrato de compra e venda , sendo possível a posse só com usucapião , porém , entramos em contato com o inquilino para q assine o contrato de locação para formalizar o mesmo mas ele enrola e não assina . está pagando o aluguel em minha conta bancária , porém , as vezes , atrasa e não se justifica . consultei um advogado ele disse q não dá para despeja - lo pq não tem nada q comprove q o imóvel era do meu pai e consequentemente nosso agora . como devo proceder ?

Respostas (5)

há 2 anos

O processo de usucapião envolve adquirir propriedade através da posse contínua e ininterrupta de um imóvel. No seu caso, a posse ininterrupta do imóvel comercial alugado sem contrato pelo seu pai pode ser considerada, mas o falecimento dele pode complicar o processo. Consultar um advogado especializado em direito imobiliário é crucial para entender os requisitos legais específicos da sua região e da situação do seu pai.

há 1 ano

Usucapião: Em resumo O que é? É uma forma de adquirir a propriedade de um imóvel através da posse prolongada e ininterrupta. Como funciona? * Posse: Ocupar o imóvel por um determinado período (varia conforme o tipo de usucapião). * Ação judicial: Entrar com uma ação para provar a posse e pedir o reconhecimento da propriedade. * Sentença: Se o juiz concordar, você se torna o proprietário legal. Tipos: * Ordinária: 10 anos de posse com justo título e boa-fé. * Extraordinária: 15 anos de posse, independentemente de título e boa-fé. * Especial: Prazos menores para casos específicos (urbana, rural). Por que? * Regularizar: Imóveis ocupados por muito tempo. * Proteger: O possuidor de boa-fé. * Função social: Incentivar o uso da terra. Importante: * É um processo jurídico: Consulte um advogado. * Cada caso é único: Análise individualizada. * Legislação: Consulte um advogado para informações atualizadas. Quer saber mais sobre: * Documentos necessários: Quais documentos preciso apresentar? * Custos: Quanto custa um processo de usucapião? * Riscos: Quais os riscos minha resposta à sua pergunta. Palavras-chave: usucapião, imóvel, posse, propriedade, direito, justiça, advogado. Em resumo, a usucapião é uma forma de transformar um possuidor em proprietário através do tempo e da lei.

há 1 ano

O processo de usucapião é uma forma de adquirir propriedade de um imóvel após a posse continua ou sem oposição por um período legal no seu caso como imóvel não está registrado e o contrato de locação não foi assinado você enfrenta dificuldades para formalizar a propriedade e despejar o inquilino para resolver você pode formalizar um contrato de locação dos registrar a propriedade três documentar tudo quatro uma ação judicial Se necessário entre com uma ação judicial para regularizar a propriedade e tratar da questão do aluguel consultar um advogado especializado é crucial para orientações específicas e adequadas a sua situação.

Compartilhe esta Pergunta