Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso transferir escritura de terreno para outra pessoa?

meu imóvel foi construído com ajuda do meu pai , ele me deu de presente o terreno , a mão de obra e algum material de construção , eu também ajudei com um valor de recisão que tinha recebido na epoca e agora que está com 70 anos quer que eu pague a ele tudo que eu devo a ele , não quero confusão e só quero paz , não faço questão de valores , se vou perder , então ao invés de vender o imóvel posso transferir a escritura para ele ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Posso transferir escritura de terreno para outra pessoa?

Meu imóvel foi construído com ajuda do meu pai , ele me deu de presente o terreno , a mão de obra e algum material de construção , eu também ajudei com um valor de recisão que tinha recebido na epoca e agora que está com 70 anos quer que eu pague a ele tudo que eu devo a ele , não quero confusão e só quero paz , não faço questão de valores , se vou perder , então ao invés de vender o imóvel posso transferir a escritura para ele ?

Respostas (8)

há 2 anos

São várias questões que tem que ser observadas, pois estamos falando de direito de herança, por exemplo, se tiver mais irmãos como ficou essa ajuda que recebeu no tempo, foi igual para todos ? Se não foi, poderá ser judicializado pelos outros irmãos. Com relação ao imóvel ao movimento de transferir dinheiro ou bens em vida, também tem a questão tributária se incide ou não o imposto chamado ITCMD para o dinheiro (contrate um contador para analisar o caso prático, as datas, valores, se a matricula do imóvel está em seu nome e deseja doar parte ou todo o imóvel para seu pai, ainda que insira clausula de usufruto do bem a você, por exemplo, incidirá custos cartorários e de ITCMD devido ao Estado, novamente, você precisará de análise do caso prático junto a um contador/advogado para análise dos melhores caminhos.

Compartilhe esta Pergunta