portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Direito não é ciência exata. Resta a vocês judicializar a questão e submeter-se à decisão da justiça.

há 1 ano

24

Alvim Leste Imóveis

imóvel guide usuário

Guilherme

Perguntador

há 1 ano

Inquilino pode tomar posse da casa e do terreno?

JÁ fiz essa pergunta aqui no site, mas esqueci de acrescentar alguns detalhes pessoal, em 2012 devido a problemas pessoais, aconselhamos a minha vó a alugar uma casa para uma amiga da família. É um terreno com 3 casas, uma minha, outra da minha vó e essa que foi alugada. Obs: A casa não possui escritura, não está no nome de ninguém, é de posse, estamos aqui a mais de 20 e poucos anos. O aluguel era de 200 reais e a inquilina pagou tudo certinho e sempre exigiu recibo. Em 2015 minha vó passou mal e foi morar na casa da minha tia em outro local, e a inquilina parou de pagar aluguel. 2017 minha vó faleceu e agora em 2023 ela está com ideia de fazer um quarto a mais na casa que irá ocupar metade do terreno, já conversamos mas aparentemente ela está disposta a brigar por isso, que segundo ela é "direito dela". Ela pode fazer algo referente a isso? Ela tem direito ao meu terreno? Minha avó não está mais aqui pra exigir a casa de volta ou algo assim. Mas ela quer usar o terreno que está sob nossa posse a mais de 20 anos, o que impede ela de construir no meu quintal? Não podemos exigir a casa sem ter provas de que minha vó alugou pra ela antes de falecer né? E caso ela vá na justiça, vamos ter que devolver o dinheiro pra ela devido a casa não ter escritura?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 ano

Direito não é ciência exata. Resta a vocês judicializar a questão e submeter-se à decisão da justiça.

Corretor de imóveis

Casa Brazil Imóveis

Imobiliária

Respostas: 144

há 1 ano

Sim, o inquilino pode ter direito a posse já que ele mora no terreno.

Corretor de imóveis

Travassos Negócios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 10

há 1 ano

Você ficou com cópia dos recibos de locação? Fizeram contrato de locação residencial?

Corretor de imóveis

Francis De Souza

Corretor de imóveis

Respostas: 58

há 1 ano

Por isso tem que ter contrato de aluguel atualizado renovando a cada vencimento do mesmo, mas você pode entrar como uma nodificação extrajudicial.

Corretor de imóveis

Cabane

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 738

há 1 ano

Antes de alugar deveria ter normalizado a posse do terreno com as casas, para depois alugar.

Corretor de imóveis

Wilson Manoel Corretor De Imóveis 71988653902

Corretor de imóveis

Respostas: 61

há 1 ano

Para comprovar que a casa foi alugada é preciso ter contrato de Locação, caso não possua a suposta inquilina pode ter direito de passagem ou a partilha de bens se der entrada na justiça alegando uso capião.

Corretor de imóveis

Carlos Augusto

Corretor de imóveis

Respostas: 712

há 1 ano

Deve ter alguma coisa escrita que comprove que sua avó alugou esse imóvel pra essa inquilina mais o curioso é porque quando ela deixou de pagar o aluguel ela continuou morar no imóvel Seria muito bom você juntar toda as provas e consultar um advogado.

Corretor de imóveis

Claudio Nunes

Corretor de imóveis

Respostas: 58

há 1 ano

Pelo que entendi vocês estão mais de vinde anos e não tem nada que prove conta de luz água nada Só a inquilina teve o cuidado de guardar os recibo mas os recibo são de aluguel quem alugou Alguém tinha a posse mas não documentou ai cabe um péssimo acordo do que uma boa briga.

Faça uma nova pergunta: