Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quais são os direitos de quem é inquilino?

Sou inquilina a 11 anos, qdo aluguei para ponto comercial ( atelier)fez se um contrato q nunca foi renovado e dei uma luva d 2. 000, 00 depositado em bco com ressalva d devolução corrigida ao sair do imóvel. Nesses 11 anos nunca atrasei um aluguel, nesse mês recebi a notificação d 30 dias para desocupar o imóvel para q possam tentar vender, OU ser passado para "familiar" q se propôs a reformar e usufruir sem especificar o tipo d negócio a ser montado. Agora querem me devolver 3 aluguéis q se apróxima do valor corrigido do banco e 30 dias para sair. Pergunto esta correto? Tenho CNPJ, uma cartela d clientes desses 11 anos, talões e etc feito recentemente com endereço do imóvel. Como proceder? E eles podem após eu sair reabrir com a mesma função q eu, ateliê ou tudo q se refere a costura? Por favor me ajudem. Pretendo sair, não quero nada q não seja meu, mas sim meus direitos d inquilina q sempre cumpriu tdo direito. Tenho um nome a zelar e uma cartela d clientes a qual perderei. Me ajudem pelo amor d Deus. Grata.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Quais são os direitos de quem é inquilino?

Sou inquilina a 11 anos, qdo aluguei para ponto comercial ( atelier)fez se um contrato q nunca foi renovado e dei uma luva d 2. 000, 00 depositado em bco com ressalva d devolução corrigida ao sair do imóvel. Nesses 11 anos nunca atrasei um aluguel, nesse mês recebi a notificação d 30 dias para desocupar o imóvel para q possam tentar vender, OU ser passado para "familiar" q se propôs a reformar e usufruir sem especificar o tipo d negócio a ser montado. Agora querem me devolver 3 aluguéis q se apróxima do valor corrigido do banco e 30 dias para sair. Pergunto esta correto? Tenho CNPJ, uma cartela d clientes desses 11 anos, talões e etc feito recentemente com endereço do imóvel. Como proceder? E eles podem após eu sair reabrir com a mesma função q eu, ateliê ou tudo q se refere a costura? Por favor me ajudem. Pretendo sair, não quero nada q não seja meu, mas sim meus direitos d inquilina q sempre cumpriu tdo direito. Tenho um nome a zelar e uma cartela d clientes a qual perderei. Me ajudem pelo amor d Deus. Grata.

Respostas (7)

há 3 anos

Observações e Recomendações:

1) Você tem o direito, a opção de comprar, nas mesmas condições oferecidas;

2) A realidade, é fato, o proprietário é o dono do imóvel (aquele que estiver registrado na matricula do imóvel), e ele poderá vender a qualquer tempo, salvo o que está acordado no contrato. De qualquer forma, se ele vender, o comprador poderá entrar com uma ação de emissão de posse, e sim, obterá com justa certeza a posse do imóvel. O ideal é que tudo isto seja feito usando-se de bom senso, uma comunicação positiva (não violenta), um acordo entre as partes ( observação importante: uma coisa é querer vender, outra coisa é realmente ter o comprador que quer comprar mesmo ).3) sugestão : " p l a n e j a m e n t o f i n a n c e i r o ". Inicia imediatamente a busca pelo novo endereço, deve ter milhares e milhares de opções, inclusive, hoje com a internet, você pode ampliar suas vendas, um plano B, para diminuir riscos e aumentar oportunidades = " v e n d e r p e l a i n t e r n e t ". Quanto a questão de se estabelecer fisicamente num local, você deve guardar 20% da sua receita, e quando tiver um montante razoável adquirir seu imóvel através de um financiamento imobiliário, para nunca mais se preocupar dom dores relacionadas a locação etc.

há 3 anos

A lei do inquilinato no artigo 51 especifica sobre manter um comercio por mais de três anos ininterruptos, neste caso, aconselho a procura de um advogado que atue em direito imobiliário, para melhor esclarecimentos, já que não houve renovações de contrato de locação neste período, onde houve alterações na lei do inquilinato.

Compartilhe esta Pergunta