há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
O que fazer quando tem indisponibilidade de bens no cartório?
Estou comprando um imóvel só que quando chegou no cartório para fazer assinatura da escritura o escrevente apresentou uma certidão de indisponibilidade de bens isso aí tem como ser revertido se a pessoa vendedor resolver a situação ou é melhor eu desistir dessa compra.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
O que fazer quando tem indisponibilidade de bens no cartório?
Estou comprando um imóvel só que quando chegou no cartório para fazer assinatura da escritura o escrevente apresentou uma certidão de indisponibilidade de bens isso aí tem como ser revertido se a pessoa vendedor resolver a situação ou é melhor eu desistir dessa compra.
Respostas (8)
Se o vendedor pagar a divida o imóvel volta a ficar apto para registro e a indisponibilidade será cancelada.
há 3 anos
Existem algumas situações em que o proprietário perde o direito de dispor, por determinação Legal ou judicial ou administrativa. A indisponibilidade é portanto a restrição do Poder de proprietário de dispor da coisa (vendê-lo ou onerá-lo ) ela impede que o proprietário venda o imóvel, por exemplo.
há 3 anos
Deve ser primeiramente ser resolvido esta questão para poder o imóvel ser vendido.
há 3 anos
Comparecer ao cartório de registro de imóveis competente (aquele da localidade do imóvel) e pedir uma certidão da matrícula do imóvel. Nesse documento é possível verificar todo o histórico daquele imóvel.
há 3 anos
Melhor desistir se há indisponibilidade quer dizer que o vendedor tem processos e que esse imóvel está penhorado ou algo parecido.
há 3 anos
Muita cautela. Pode ser revertido mas na dúvida veja com um advogado.
há 3 anos
Esse imóvel encontra-se indisponível para venda, portanto é melhor você procurar um outro imóvel. Esse não pode ser vendido.
há 2 anos
OlÁ. A indisponibilidade de bens é um ônus que o imóvel apresenta e pode ter diversas naturezas (questões trabalhistas, tributárias, etc). É possível solucionar a questão e essa indisponibilidade ser retirada da matrícula, mas é interessante que isso seja feito antes de você realizar a compra do imóvel. Tendo sido informado da indisponibilidade e, mesmo assim, prosseguindo com a compra do imóvel você está assumindo o risco de realizar um negócio que certamente será anulado pela justiça por ter sido celebrado quando o imóvel já apresentava.
Compartilhe esta Pergunta