há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Qual é o direito de usucapião de um morador?
Meu pai tem um terreno q foi invadido um morador de rua a uns 10 anos meu pai nunca moro la e esse homem vendeu pra uma terceira pessoa q agora quer vender o q fazer?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
Qual é o direito de usucapião de um morador?
Meu pai tem um terreno q foi invadido um morador de rua a uns 10 anos meu pai nunca moro la e esse homem vendeu pra uma terceira pessoa q agora quer vender o q fazer?
Respostas (9)
Boa tarde! Procure um advogado e tente uma reintegração de posse, se for do seu interesse, já que, pelo seu relato, o invasor nunca pleiteou usucapião.
há 3 anos
Procure orientação jurídica do advogado qual melhor estratégia para o seu caso.
há 3 anos
Seu pai está no limite do prazo para perder a propriedade desse terreno. Se quiser mantê-lo deve contratar advogado com urgência. Se não pode pagar advogado que busque a defensoria pública.
há 3 anos
2 Anos:
Se ex-conjuge/companheiro/a deixou o imovel. Imóvel não superior a 250 m2. Não possuir outro imóvel.5 Anos:
Estar em Imóvel de até 250 m2 ou 50 hectares. Não possuir outro imóvel.10 Anos:
Ter a posse do imóvel de boa-fe. Ter a posse do imóvel com justo título (contrato de gaveta).15 Anos:
Basta comprovar a posse no período podendo ter outro imóvel em seu nome.
Se ex-conjuge/companheiro/a deixou o imovel. Imóvel não superior a 250 m2. Não possuir outro imóvel.5 Anos:
Estar em Imóvel de até 250 m2 ou 50 hectares. Não possuir outro imóvel.10 Anos:
Ter a posse do imóvel de boa-fe. Ter a posse do imóvel com justo título (contrato de gaveta).15 Anos:
Basta comprovar a posse no período podendo ter outro imóvel em seu nome.
há 3 anos
Será levantado se o morador adquiriu o direito de usucapião. Para adquirir esse direito alguns requisitos precisam ser praticados, reconhecidos e provados.
há 3 anos
Seu pai pode tentar ação judicial de reintegração de posse. Mas não demorem; caso seu pai seja hipossuficiente busque ajuda da defensoria pública.
há 3 anos
Tem que entrar com a reintegração de posse.
há 3 anos
Se o morador não entrou com a documentação necessária para usucapião por 10 anos você já perdeu.
há 2 anos
Aquele que possuir 250 metros de área quadrada por mais de 5 anos.
Compartilhe esta Pergunta