há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Quando é feito o pagamento do ITBI?
Comprei um lote financiado direto com a loteadora na cidade de São Paulo, assinei compromisso de compra e venda com clausula de irrevogabilidade e gostaria de saber se eu necessito pagar ITBI ou só pago no fim do pagamento completo do financiamento. Estou em dúvida porque é a primeira vez que faço compra de um imóvel em meu nome.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
Quando é feito o pagamento do ITBI?
Comprei um lote financiado direto com a loteadora na cidade de São Paulo, assinei compromisso de compra e venda com clausula de irrevogabilidade e gostaria de saber se eu necessito pagar ITBI ou só pago no fim do pagamento completo do financiamento. Estou em dúvida porque é a primeira vez que faço compra de um imóvel em meu nome.
Respostas (10)
Antes de fazer o registro na matrícula averbação.
há 3 anos
O ITBI É PAGO NO FINAL QUANDO O IMÓVEL FOR ESCRITURADO E REGISTRADO.
há 3 anos
Boa tarde, o pagamento é feito quando for realizar a escritura do terreno, caso faça antes de quitar com alienação fiduciária paga antes, se a escritura for posterior a quitação, paga no momento que receber um termo (recibo) de quitação da Loteadora.
há 3 anos
No cartorio, junto da transferencia de proprietarios do imovel em negociaçao.
há 3 anos
O ITBI deverá ser pago para o ato de transferência para seu nome, na emissão do RGI.
há 3 anos
Quando for lavrada a escritura pública.
há 3 anos
O pagamento do ITBI em logo a partir que são emitidas as guias do ISTI.
há 3 anos
Recentemente, o STF decidiu que o ITBI (também chamado de ISTI, em alguns municípios) deve ser pago apenas no momento de se registrar o imóvel. O banco exige que o contrato de financiamento seja registrado no cartório de registro de imóveis, então, neste momento, você deverá apresentar o comprovante de pagamento do ITBI para o cartório dar prosseguimento ao registro.
há 2 anos
Verifique no contrato que você assinou com a loteadora, quando vai ser lavrada a escritura pública de compra e venda, provavelmente quando da quitação do financiamento. É nesse ato que o recolhimento do ITBI é exigido para você ficar apto a levar a escritura publica a ao Cartório de Registro de Imóveis, para registrar a transferência da propriedade.
há 2 anos
30 dias após dar entrada no processo de vendas.
Compartilhe esta Pergunta